Energia puxa pela bolsa. Recuperação do petróleo anima Galp

O PSI-20 valorizou 0,08%, contrariando as perdas das últimas três sessões. A contribuir para este desempenho do índice nacional estiveram as cotadas do setor energético, com a Galp em destaque.

Após três sessões em queda, a bolsa nacional voltou aos ganhos, ainda que ligeiros. Contrariou a tendência negativa vivida nas restantes praças europeias, beneficiando do desempenho das cotadas da energia, com destaque para a Galp que subiu mais de 2%. A travar uma subida mais expressiva esteve a Sonae, que caiu mais de 3% no dia em que apresenta os resultados do terceiro trimestre.

O PSI-20 valorizou 0,08% para 4.959,68 pontos, enquanto no resto da Europa o cenário é vermelho. Enquanto Itália recuou 0,7%, com o finca pé de Roma perante Bruxelas por causa do orçamento, Londres cedeu 0,25% à espera de novidades sobre o Brexit. O Stoxx 600 recuou 0,64% para 146,63 pontos.

A contribuir para o desempenho positivo da praça portuguesa estiveram as cotadas do setor energético. A Galp Energia destacou-se ao valorizar 2,37% para 14,475 euros, recuperando das últimas sete sessões consecutivas de perdas, consequência das quedas do preço do petróleo.

A EDP avançou 0,62% para 3,097 euros, assim como a REN que subiu 0,58% para 2,426 euros. Por sua vez, a EDP Renováveis não resistiu e encerrou a perder 0,7% para 7,8 euros. Ainda no verde estiveram os títulos dos CTT que valorizaram 0,65% para 3,396 euros.

A impedir uma subida mais expressiva do principal índice bolsista nacional estiveram as ações da Sonae que desvalorizaram 3,07% para 0,867 euros, no dia em que a cotada vai apresentar os resultados referentes ao terceiro trimestre. A empresa co-liderada por Ângelo Paupério e Paulo Azevedo fechou o primeiro semestre do ano com lucros de 98 milhões de euros.

Ainda nas quedas, destaque para o BCP que desvalorizou 0,12% para 0,2508 euros. Também as papeleiras encerraram no vermelho: a Navigator caiu 0,69% para 4,002 euros, a Altri perdeu 1,12% para 7,09 euros e a Semapa recuou 0,53% para 15,06 euros.

(Notícia atualizada às 16h56 com mais cotações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energia puxa pela bolsa. Recuperação do petróleo anima Galp

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião