Mais de 27 mil bancários vão ter formação para poder dar crédito

  • ECO
  • 22 Novembro 2018

Novas regras do crédito hipotecário impõem que os funcionários da banca recebam um mínimo de 25 horas de formação para poderem dar crédito. Quatro entidades já estão habilitadas a formá-los.

Os funcionários da banca vão ter de receber até março formação que os habilite a conceder crédito à habitação. No total serão cerca de de 27 mil os trabalhadores da banca que irão ter de receber essa formação que é disponibilizada atualmente por quatro entidades, adianta o Jornal de Negócios (acesso condicionado).

“A formação já está a decorrer, sendo iniciada de forma gradual. Prevê-se que até março de 2019 sejam certificados cerca de 27.500 colaboradores bancários“, revelou fonte da Associação Portuguesa de Bancos/Instituto de Formação Bancária (IFB), ao Jornal de Negócios.

Este número representa mais de metade dos 46.893 colaboradores no setor bancário, segundo os dados revelados no site da APB.

No que respeita às quatro entidades já habilitadas pelo Banco de Portugal a prestar essa formação, tratam-se do IFB, a Sociedade de Promoção de Ensino Superior Imobiliário, da Escola Superior de Atividades Imobiliárias (ESAI), UnyLeYa e ASFAC, e a Rede Global Gestão e Exploração de Franquias. Qualquer destas entidades terá de disponibilizar no mínimo 25 horas de formação aos funcionários bancários alvo das medidas que pretendem melhorar o aconselhamento dos clientes bancários na hora de recorrerem ao crédito.

Estas formações surgem no seguimento da entrada em vigor da diretiva do crédito hipotecário. Os bancos passaram a ter de assegurar que os seus trabalhadores “possuem e mantêm atualizado um nível adequado de conhecimentos e competências, no que se refere à elaboração, comercialização e celebração dos contratos de crédito” hipotecários, refere o decreto-lei. A certificação profissional é exigida a todos os funcionários bancários com menos de três anos de experiência nesta área. Após 21 de março de 2019, também os colaboradores com mais anos de experiência terão de fazer o curso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 27 mil bancários vão ter formação para poder dar crédito

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião