Moscovici diz que UE continua de mão estendida para Itália

  • Lusa
  • 27 Novembro 2018

O comissário europeu para os Assuntos Económicos garantiu que a Comissão Europeia continua de "mão estendida" para Itália.

O comissário europeu para os Assuntos Económicos garantiu que a Comissão Europeia continua de “mão estendida” para Itália, depois de o governo italiano ter parecido disposto a mudar o orçamento de 2019 para evitar um braço de ferro com Bruxelas.

“A mão continua estendida”, disse Pierra Moscovici numa conferência de imprensa em Paris, incluindo o orçamento italiano entre as “incertezas” que pairam sobre o crescimento europeu, ao lado das tensões comerciais e do Brexit.

“A Comissão está aberta ao diálogo porque é num quadro comum que temos de encontrar uma solução. E este quadro comum é a zona euro”, cujas “regras não são rígidas nem estúpidas, são flexíveis”, afirmou.

“As mudanças (no orçamento) são possíveis e são necessárias”, insistiu Moscovici, numa alusão implícita a declarações no dia anterior, em que o vice-primeiro-ministro italiano, Luigi Di Maio, se mostrou aberto a um deficit menor no seu projeto de orçamento.

A Comissão Europeia rejeitou em 23 de outubro o projeto de orçamento italiano para 2019, que oficialmente prevê um deficit de 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB).

Bruxelas considera irrealistas as previsões italianas, estimando que o deficit chegará a 2,9%, longe dos compromissos do anterior governo de centro-esquerda (0,8%).

A atual coligação manteve, desde então, uma linha inflexível, parecendo pronta para assumir o risco de um “procedimento de deficit excessivo” e, portanto, de sanções financeiras.

No entanto, o tom mudou após um jantar de trabalho no sábado à noite, em Bruxelas, entre o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e membros do governo italiano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moscovici diz que UE continua de mão estendida para Itália

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião