Bayer anuncia eliminação de 12 mil empregos após compra da Monsanto

  • Lusa
  • 29 Novembro 2018

Perto de metade destes postos serão em serviços administrativos, enquanto 4.100 são na agroquímica, 1.250 são na área da farmacêutica e 1.100 nos medicamentos sem receita.

O grupo alemão Bayer anunciou esta quinta-feira a supressão de 12.000 empregos em todo o mundo até 2021, na sequência da compra da empresa de pesticidas norte-americana Monsanto.

Perto de metade destes postos de trabalho são em serviços administrativos, enquanto 4.100 empregos são na divisão agroquímica, uma consequência direta da ligação à Monsanto, 1.250 são na área farmacêutica e 1.100 nos medicamentos sem receita. Com esta decisão, o grupo farmacêutico e químico reduz em 10% os seus efetivos.

“As mudanças são necessárias e estabelecerão novas bases para a Bayer, permitindo-lhe melhorar o seu desempenho e flexibilidade”, justificou Werner Baumann, líder do grupo. A empresa alemã gastou este ano 63 mil milhões de dólares (54 mil milhões de euros) com a aquisição da Monsanto, uma empresa norte-americana de pesticidas e organismos geneticamente modificados, que produz em outros o controverso herbicida de glifosato.

Com a aquisição, as atividades da Bayer passaram a incluir a agroquímica e a farmacêutica no centro da sua nova estratégia. A Bayer também informou que quer deixar a divisão de produtos para a saúde dos animais e de alguns produtos de parafarmácia (cremes solares e tratamento de pés). Na bolsa de Frankfurt, as ações da Bayer recuavam 0,75% às 16:20 (hora de Lisboa).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bayer anuncia eliminação de 12 mil empregos após compra da Monsanto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião