Multa à Monsanto afunda Bayer. Ações caem mais de 12%

A Justiça norte-americana decidiu multar a Monsanto, levando as ações da Bayer a sofrer a maior queda em quase sete anos. Bruxelas insiste: autorização para uso de glifosato tem base científica.

Cerca de dois meses após a compra da Monsanto, más notícias para a Bayer. As ações da empresa germânica sofrem a maior queda em quase sete anos, penalizadas pela condenação da Justiça norte-americana à Monsanto ao pagamento de uma multa de 290 milhões de dólares por esta não não ter informado sobre a perigosidade do herbicida ‘Roundup‘, na origem de um cancro num jardineiro.

As ações da Bayer tombam 12,44%, para os 81,75 euros, um pouco acima do mínimo desde setembro de 2011 de 81,72 euros já registado nesta sessão.

Ações da Bayer derrapam

Fonte: Reuters

O caso contra a Monsanto, adquirida pela Bayer por 63 milhões de euros em junho, é o primeiro de mais de cinco mil processos similares nos EUA sobre a empresa que produz herbicidas baseados em glifosato, onde se inclui o ‘Roundup’.

Na sexta-feira, a Monsanto informou através de comunicado que iria recorrer da condenação imposta por um júri que determinou que a empresa agiu “com maldade” e que o seu herbicida ‘Roundup’, ainda que na sua versão profissional RangerPro, contribuiu “consideravelmente” para a doença do jardineiro Dewayne Johnson.

“O veredicto do júri está em desacordo com a evidência científica, décadas de experiência no mundo real e as conclusões dos reguladores de todo o mundo que confirmam que o glifosato é seguro e não causa o linfoma não-Hodgkin”, disse a Bayer nesse comunicado.

"Apesar de ser certo que um recurso provavelmente irá conduzir a uma multa reduzida a um valor mínimo, se não mesmo revertida na totalidade, um grande número de casos semelhantes pendentes irão agora provavelmente multiplicar-se.”

Barclays

Apesar disso, esta condenação poderá representar um precedente e resultar em condenações semelhantes noutros processos em tribunal à Monsanto. Um revés que afeta a Bayer que depois de ter fechado a compra da empresa norte-americana apenas aguarda a venda de alguns ativos apontados como “remédios” para os reguladores aprovarem a operação para poder então incorporar a Monsanto na sua estrutura. No negócio, não terá sido previsto o pagamento pelos acionistas da Monsanto de nenhum pagamento por litígios relacionados com o ‘Roundup’.

Os analistas do Barclays consideram que a Bayer enfrenta uma “dor de cabeça litigiosa”. “Apesar de ser certo que um recurso provavelmente irá conduzir a uma multa reduzida a um valor mínimo, se não mesmo revertida na totalidade, um grande número de casos semelhantes pendentes irão agora provavelmente multiplicar-se”, acrescentou o Barclays.

Entretanto, segundo está a avançar a Reuters, a Alemanha quer acabar com o uso de herbicidas baseados em glifosato (como o ‘Roundup’) em jardins domésticos, parques e infraestruturas desportivas, ainda durante a atual legislatura. O ministério da Agricultura alemão quer também limitar o uso deste químico nas práticas agrícolas.

Por sua vez, a Comissão Europeia já veio reafirmar que a autorização para os herbicidas com glifosato, válida para os próximos cinco anos, “está baseada em provas científicas” e recordou que os países têm liberdade de proibir a sua utilização.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Multa à Monsanto afunda Bayer. Ações caem mais de 12%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião