Fed sinaliza nova subida dos juros nos EUA em dezembro

Minutas da última reunião do banco central norte-americana indica que "quase todos os participantes" defenderam um aumento da 'federal funds rate' "proximamente. Fed reúne-se novamente dia 19.

A Reserva Federal norte-americana sinalizou que deverá voltar a subir o intervalo da taxa de juro de referência norte-americana já em dezembro. As minutas da última reunião do banco central, conhecidas esta quinta-feira, indicam que a maior parte dos participantes concordam com esta opção, que é a antecipada pelo mercado.

“Consistente com o nosso julgamento que continua a ser apropriada uma abordagem gradual à política de normalização, quase todos os participantes expressam a visão de que outro aumento do intervalo-alvo da federal funds rate será provavelmente apropriado muito em breve se a informação recebida sobre o mercado de trabalho e a inflação seguir em linha com ou for mais forte que as expectativas atuais”, referem as minutas.

Na reunião de dias 7 e 8 de novembro, o Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC) da Fed manteve a taxa de juro de referência inalterada, entre 2% e 2,25%, no intervalo para que subiu em outubro. A concretizar-se uma nova subida, no encontro de 19 de dezembro, será a quarta deste ano.

O banco central liderado por Jerome Powell tem levado a cabo um caminho de normalização da política monetária motivado pelo crescimento económico, aceleração da inflação e fortalecimento do mercado de trabalho nos EUA.

A estratégia deverá manter-se. A Fed notou, ainda assim, que alguns participantes, “apesar de verem como apropriadas novas subidas, expressaram incerteza sobre o timing de tais aumentos”. Acrescenta ainda que “um par de participantes notaram que a federal funds rate poderá estar atualmente próxima do nível neutral e que novos aumentos na taxa dos fundos federais poderiam desacelerar indevidamente a expansão da atividade económica e pressionar a inflação e as expectativas de inflação”.

Depois de cerca de uma década sem mexer nos juros — que se mantiveram em mínimos históricos entre 0% e 0,25% — desde finais de 2015, a Fed já elevou oito vezes os juros. No entanto, Jerome Powell tem sido alvo de crítica por parte da Administração norte-americana.

Apesar das sucessivas críticas de Donald Trump, o presidente da Fed defendeu também que os aumentos graduais dos juros continuam a ser necessários para manter a economia no caminho certo, esta quarta-feira durante um discurso no Clube Económico de Nova Iorque. “O nosso ritmo gradual de aumento das taxas de juro tem sido um exercício para equilibrar os riscos”, afirmou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed sinaliza nova subida dos juros nos EUA em dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião