Hoje nas notícias: Montepio, câmaras e preços das casas

  • ECO
  • 29 Novembro 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O novo Código das Associações Mutualistas deverá ser publicado nos próximos dias, podendo acontecer ainda antes da eleições na dona do Montepio. Na política, o vice-presidente do PSD reconhece o clima de “hostilidade” dentro do partido, provocado pela guerra de poder. Já o Governo quer as câmaras a gerir as estradas nacionais. No imobiliário, Portugal deverá continuar marcado pela subida de preços até, pelo menos, 2022.

Aplicação de novo código para mutualistas aumenta pressão sobre Tomás Correia

A aplicação do novo Código das Associações Mutualistas, que prevê regras como requisitos mais apertados sobre a idoneidade dos gestores, pode acontecer ainda antes das eleições na dona do Montepio, aumentando a pressão sobre Tomás Correia. O despacho conjunto do Ministério do Trabalho e da Segurança Social com as Finanças, que indica que o novo Código é aplicado à Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), deverá ser publicado nos próximos dias. Também o Montepio Nacional de Farmácias (Monaf) deverá estar abrangido. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Castro Almeida pede “tréguas” para evitar “suicídio coletivo” no PSD

O vice-presidente do Partido Social Democrata (PSD), Manuel Castro Almeida, reconhece que o “ruído” e o clima de “hostilidade” provocado pela guerra de poder, dentro do próprio partido, está a impedir Rui Rio de fazer passar para a opinião pública as propostas de oposição ao Governo. Sobre Santana Lopes, Castro Almeida diz ver “com pena” a sua saída, provocada por “um problema de disputa de poder”. Leia a entrevista completa no Público (acesso pago).

Governo obriga câmaras a gerir estradas nacionais

O decreto-lei que fixa as regras para a descentralização das estradas nacionais dá aos municípios o poder de decidir se querem ou não ficar com parte da rede viária do Estado, mas, ainda que digam que não, terão de zelar pelas estradas. Um diploma que, para alguns juristas, vai gerar dúvidas sérias no apuramento de responsabilidades no caso de acidentes. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Dispensa do PEC vai ser automática

A aprovação de uma proposta do Partido Comunista Português (PCP) de alteração ao Orçamento do Estado (OE) para 2019 faz com que o pagamento do pagamento especial por conta (PEC) deixe de ser obrigatório, desde que os contribuintes — considerando que cumprem os requisitos — não efetuem o pagamento. A proposta foi aprovada com os votos favoráveis do PCP, Bloco de Esquerda, PSD, CDS e PEC. Já o PAN absteve-se e o PS votou contra. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Portugal vai liderar subida nos preços das casas até 2020

Portugal é um dos países onde os preços onde os preços das casas mais têm aumentado nos últimos anos e esse aumento deverá manter-se, pelo menos, nos próximos dois anos. Até 2020, o valor do imobiliário residencial em Portugal deverá subir de 7% a 8%, prevê a agência de notação financeira Moody’s. Nos mercados europeus, a previsão de subida é mais moderada. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Montepio, câmaras e preços das casas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião