5 coisas que vão marcar o dia

A votação final global do Orçamento do Estado para 2019 está marcada para hoje, dia em que a DGO também atualiza a síntese orçamental até outubro.

A maratona parlamentar desta semana em torno do Orçamento do Estado termina esta quinta-feira, com a votação final global do documento na Assembleia da República (AR). Ainda no plano orçamental, a DGO vai atualizar os dados da execução orçamental até outubro. Ao mesmo tempo, prosseguem as negociações com vista a pôr fim ao conflito laboral entre os estivadores e a administração do Porto de Setúbal.

Votação final do Orçamento de Estado no Parlamento

Depois de três dias de maratona parlamentar, em que foram votados todos os pontos do Orçamento do Estado para 2019 e respetivas propostas de alteração, os deputados voltam a reunir para realizar a votação final global do documento. A sessão plenária começará às 10h00.

DGO revela a execução orçamental

A Direção-Geral do Orçamento publica hoje a síntese de execução orçamental até ao mês outubro, em que se espera que as contas públicas continuem com o excedente registado em setembro, antes de o Estado pagar os subsídios de Natal aos trabalhadores da Função Pública. Em outubro, os dados referentes ao período terminado em setembro apontavam para uma melhoria de 1.885 milhões de euros no saldo das Administrações Públicas, com a DGO a registar um excedente de 1.338 milhões de euros.

Estivadores voltam a reunir com empresas portuárias

O ministério do Mar recebe, pelas 15h30, mais um encontro negocial entre sindicatos de estivadores e empresas portuárias, numa altura em que o Porto de Setúbal continua paralisado na sequência de um conflito entre trabalhadores eventuais e a Operestiva. Empresas como a Autoeuropa, que usavam aquela infraestrutura para exportar os automóveis fabricados em Portugal, têm procurado alternativas. A empresa de Palmela, por exemplo, tem recorrido ao Porto de Leixões para fazer chegar os veículos à Alemanha, mas outras já começaram a recorrer a infraestruturas em Espanha.

Arranca aumento de capital da Vista Alegre

Começa esta quinta-feira o aumento de capital da Vista Alegre, uma operação que vai permitir à empresa pagar um dividendo de 30% do lucro já no próximo ano. Com este reforço, a empresa passará a ter 25% do seu capital disperso em bolsa, com a venda de 8.7 milhões de ações já existentes (5% do capital) e a emissão de 21,7 milhões de novas ações (12,5% do capital). O preço dos títulos situa-se entre 1 euro e 1,30 euros, sendo o valor final definido com base na procura que for registada.

Grupo Alibaba promove conferência em Portugal

O grupo Alibaba, fundado por Jack Ma, o homem mais rico da China, promove na manhã desta quinta-feira uma conferência em Portugal, realizada em parceria com a AICEP e com o BCP. Em Lisboa, no Museu do Oriente, vão estar representantes de vários departamentos da gigante chinesa para apresentarem oportunidades aos gestores portugueses. Na conferência será também assinado um protocolo entre a AICEP e a Alibaba, que prevê uma cooperação mais estreita da empresa com Portugal e com as empresas nacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião