5 coisas que vão marcar o dia

O INE vai publicar os dados mais recentes do comércio internacional. Lá fora, os deputados britânicos continuam a discutir o Brexit e Emmanuel Macron recebe parceiros sociais depois das manifestações.

Esta segunda-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os dados mais recentes do comércio internacional, relativos a outubro, no mesmo dia em que os trabalhadores do Metro do Porto fazem greve. Lá fora, o parlamento britânico inicia a segunda fase de discussão do acordo alcançado com Bruxelas para a saída do Reino Unido da União Europeia.

INE divulga dados das exportações

O INE publica os dados mais recentes do comércio internacional, relativos a outubro. Os últimos dados publicados mostram que, em setembro, as exportações portuguesas de bens subiram 1,7%, enquanto as importações aumentaram 0,5%, evolução que contribuiu para reduzir o défice da balança comercial em 49 milhões, para os 1.203 milhões até setembro.

Reino Unido discute Brexit…

Esta segunda-feira tem início a segunda fase de debate parlamentar sobre o acordo alcançado com Bruxelas para a Saída do Reino Unido da União Europeia. Os deputados têm até dia 11 de dezembro (esta terça-feira), dia em que terá lugar a votação, para optarem entre quatro alternativas: o acordo alcançado por Theresa May, a tentativa de um novo acordo, uma saída sem acordo ou um segundo referendo.

… e analisa impacto na economia

Enquanto decorrem as discussões em torno do Brexit, o Reino Unido conhece também novos dados que ilustram o possível impacto que a saída da União Europeia terá, incluindo a evolução mensal do produto interno bruto (PIB), os valores do comércio internacional e a produção industrial. Recentemente, o Banco de Inglaterra admitiu que, num cenário de saída sem acordo, a economia do Reino Unido poderá ser mais afetada pelos efeitos do Brexit do que quando foi atingida pela crise financeira global.

Metro do Porto em greve

Os agentes de condução da Metro do Porto realizam uma greve para reivindicar a alteração da categoria profissional, a redução da carga horária e a admissão de mais profissionais. É mais uma greve no setor dos transportes, depois de, na sexta-feira, os trabalhadores do setor ferroviário terem avançado com mais um protesto. Até ao final do ano, o Governo deverá enfrentar, pelo menos, mais sete greves, em setores que vão desde a saúde até à justiça.

Macron recebe parceiros sociais

O Presidente francês, Emmanuel Macron, vai receber, esta manhã, as cinco confederações sindicais, as três organizações patronais de França e ainda os presidentes do Senado, da Assembleia Nacional e do Conselho Económico, Social e Ambiental. A reunião servirá para discutir os acontecimentos das últimas semanas. Durante quatro sábados consecutivos, vários milhares de manifestantes, os chamados “coletes amarelos”, andaram pelas ruas de todo o país, chegando mesmo a passar a fronteira, num protesto violento contra a atual governação de França. “O Presidente quer juntar as forças políticas, territoriais, económicas e sociais nestes tempos difíceis para a nação, de forma a ouvir as suas vozes e propostas, com vista a mobilizá-los”, detalhou fonte do Palácio do Eliseu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião