Galp e Goldenergy são as empresas com mais queixas no gás e eletricidade. Enat é a melhor no estudo da Deco

  • Lusa
  • 19 Dezembro 2018

Inquérito da Deco aponta os dois fornecedores de energia como os que mais problemas apresentam, em média. Irregularidades de faturação, falta de informação e informação incorreta, lideram queixas.

A Galp e a Goldenergy foram as empresas que apresentaram “mais problemas do que a média” tanto no fornecimento de eletricidade como de gás natural, segundo os resultados de um inquérito da Deco.

A associação de defesa do consumidor levou a cabo uma sondagem anual aos seus associados, cujas conclusões irá publicar na revista Proteste de janeiro, em que revela que a Goldenergy foi também a empresa que teve “mais queixas do que a média, junto dos que têm um contrato conjunto de gás e eletricidade”.

A Enat foi a única operadora com uma satisfação global de cinco estrelas em todos os itens avaliados pela Deco: fiabilidade do serviço, serviços online, transparência das faturas e apoio ao cliente. Já os fornecedores de gás natural não vão além das quatro estrelas e os da oferta dual (eletricidade e gás natural) registam três estrelas, de acordo com os resultados dos inquéritos.

As maiores razões de queixa dos portugueses estão relacionadas com irregularidades de faturação, falta de informação e informação incorreta, segundo a Deco.

Ainda assim, uma parte significativa dos inquiridos permanece fiel às empresas, mantendo o fornecedor de eletricidade (54%), de gás (60%) ou de ambas as energias (25%) há cinco anos ou mais, de acordo com a associação.

A Deco levou a cabo inquéritos que resultaram em 14.918 respostas válidas para este trabalho, que permitiu analisar 12 fornecedores de eletricidade, 13 de gás natural e seis com oferta dual.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp e Goldenergy são as empresas com mais queixas no gás e eletricidade. Enat é a melhor no estudo da Deco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião