Hoje nas notícias: Altice, CGD e BES

  • ECO
  • 2 Janeiro 2019

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que marcam o dia.

O segundo dia do ano está a ser marcado pela venda de cinco edifícios da antiga PT por 13,7 milhões de euros e pela confirmação de que o inquérito aos maiores devedores do banco público, que já leva dois anos, ainda não tem arguidos. Enquanto isso, a Justiça já citou Mosqueira do Amaral como culpado no BES e foram quatro mil os psicólogos e nutricionistas a participar na corrida às 80 vagas abertas no SNS. Já na praça bolsista, registou-se a maior perda de empresas da década.

Altice vende edifícios da PT por 13,7 milhões

A Altice vendeu cinco edifícios da antiga PT por 13,7 milhões de euros à construtora bracarense Almost Future. O contrato-promessa de compra e venda foi assinado durante o terceiro trimestre do ano passado e, segundo a dona da Meo, diz respeito a “alguns dos imóveis na cidade de Lisboa, essencialmente devolutos”. Os dados sobre esta alienação foram avançados no relatório e contas da Altice, relativo à primeira metade do segundo semestre. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Negócios ruinosos na CGD sem arguidos

Dois anos depois de ter sido aberto, o inquérito do Ministério Público aos maiores devedores da Caixa Geral de Depósitos continua sem qualquer arguido constituído. A Procuradoria-Geral da República sublinha que o “inquérito em que se investigam factos relacionados com a CGD encontra-se em investigação” e adianta que, até ao momento, “não tem arguidos constituídos”. Em causa estão suspeitas de gestão danosa na atribuição de financiamento, sendo a lista com os 100 maiores devedores do banco estatal uma das bases essenciais do processo. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Bolsa de Lisboa sofre maior perda de empresas desde 2010

No ano passado, saíram seis empresas da bolsa nacional, o maior número de abandonos desde 2010. O ano de 2018 ficou ainda marcado pela tentativa de acesso de duas outras empresas (a Sonae MC e a Vista Alegre), fruta da falta de investidores nacionais e das condições adversas do mercado. Soma-se ainda o adiamento da entrada na Euronext Lisbon protagonizado pela Science4you. Isto num ano em que o PSI-20 desvalorizou 14%, registando o pior ano desde 2014. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Justiça já citou Mosqueira do Amaral como culpado no BES

Pedro Mosqueira do Amaral, antigo administrador do Banco Espírito Santo, já foi avisado de que é considerado pela comissão liquidatária e pelo Ministério Público um dos culpados pela falência dessa instituição financeira. A notificação do gestor — que está entre as 13 personalidades consideradas responsáveis por esse desfecho do banco — não foi fácil e envolveu mesmo a rede consular alemã. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

4.000 psicólogos e nutricionista para 80 vagas no SNS

São muitos os candidatos para tão poucas vagas: cerca de quatro mil psicólogos e nutricionistas candidataram-se aos 80 lugares nos concursos abertos no verão de 2018 para o Sistema Nacional de Saúde. Segundo a Administração Central do Sistema de Saúde, no caso dos nutricionistas, 1.082 profissionais concorreram a 40 vagas; E no caso dos psicólogos, registaram-se 2.849 candidaturas para as mesmas quatro dezenas de lugares. A bastonária Alexandra Bento antecipa que a seleção será “complicadíssima” e demorada. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Altice, CGD e BES

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião