Democratas tentam acabar shutdown à revelia de muro de Trump

Os democratas do Congresso norte-americano têm um plano para acabar com o shutdown: vão passar o financiamento do Governo, pressionando o Senado e Donald Trump.

Os democratas assumem, na quinta-feira, o controlo do Congresso dos Estados Unidos, trazendo na mira o fim do shutdown parcial da administração federal norte-americana, avança a Bloomberg. O plano dos azuis é votar o financiamento do Governo, sem incluir a verba exigida por Donald Trump para construir um muro na fronteira com o México, deixando assim nas mãos dos republicanos do Senado a responsabilidade pelo arrastar desta paralisação.

Nas eleições de novembro, os democratas recuperaram a maioria na Câmara dos Representantes (a câmara mais alta dos Congresso), mantendo os republicanos o controlo do Senado.

Assim, embora esses últimos continuem a garantir que só aprovam um plano que receba “luz verde” da Casa Branca, os democratas do Congresso planeiam usar o seu novo poder para passar legislação que permita acabar com a paralisação do Governo norte-americano. Isto sem atender à exigência feita por Donald Trump e que está na origem deste shutdown: a atribuição de uma verba para a construção de um muro na fronteira com o México.

Se o Senado chumbar essa legislação aprovada pelo Congresso ficará, então, claro, explicaram o senador Chuch Schumer e a congressista Nancy Pelosi (ambos democratas), que os republicanos “são cúmplices do Presidente” nesta situação que tem feito “reféns” a “saúde e a segurança dos norte-americanos, bem como os salários dos trabalhadores” por causa do muro.

Esta estratégia deixa antever um período de grandes divisões políticas nos Estados Unidos. Se os republicanos do Senado rejeitarem a legislação aprovada pelos democratas do Congresso ficarão com a responsabilidade do arrastamento do shutdown, mas se derem “luz verde” a esses planos retirarão a Donald Trump alguma capacidade de fazer pressão para assegurar a verba necessária à construção do muro na fronteira com o México.

Assim, apesar dos democratas planearem terminar com a paralisação da administração federal no seu primeiro dia como maioria no Congresso, tal pode acabar por não acontecer. “É simples. O Senado não vai enviar ao Presidente algo que este não assinará”, já avisou o líder republicano do Senado, que adiantou que a estratégia dos azuis será certamente um “gesto vazio”.

Recorde-se que o shutdown em causa teve início a 22 de dezembro, havendo três formas de o desbloquear: Trump desiste do muro, os democratas cedem e atribuem a verba exigida ou ambas as partas fazem um acordo.

Mais de 800 mil funcionários federais estão a ser afetados pela paralisação de serviços da administração norte-americana, a terceira a acontecer 2018.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Democratas tentam acabar shutdown à revelia de muro de Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião