Bolsa em alta pela sexta sessão. Mota-Engil dispara 5%

Sessão de ganhos para o principal índice bolsista nacional que encerrou com apenas quatro cotadas no vermelho. Os títulos da Mota-Engil brilharam.

A bolsa nacional encerrou em alta pela sexta sessão consecutiva, mantendo a tendência positiva que tem vindo a apresentar desde o início do ano. O destaque desta sessão vai para os títulos da Mota-Engil que dispararam mais de 5%, impulsionados pelos negócios na América Latina.

O principal índice bolsista nacional fechou a somar 0,90% para 4.923,87 pontos, o valor mais alto desde 4 de dezembro. De entre as 18 cotadas nacionais, apenas quatro encerraram no vermelho, entre elas as cotadas da família EDP: os títulos da EDP recuaram 0,68% para 3,078 euros, representando a maior queda desta sessão, enquanto os da EDP Renováveis deslizaram 0,51% para 7,82 euros.

Nas subidas, o destaque vai para as ações da Mota-Engil que dispararam 5,63% para 1,764 euros, numa altura em que os negócios da construtora estão a ser beneficiados pelo mercado da América Latina. “A Mota-Engil é a empresa que mais valoriza, pois é uma das mais dependentes do sentimento de mercado externo. Em altura de notícias positivas, lidera os ganhos do PSI-20, em altura de notícias negativas, lidera o PSI-20 nas perdas”, diz Carla Maia Santos, trader da XBT, citada pela Reuters.

Os “pesos pesados” do PSI-20 ajudaram à tendência positiva do índice, apresentando ganhos superiores a 2%. O BCP somou 2,66% para 0,247 euros, a cotação mais alta desde 7 de dezembro, enquanto a Jerónimo Martins apresentou uma subida de 1,56% para os 10,75 euros.

A Galp Energia valorizou 0,69% para 14,49 euros, numa altura em que os preços do petróleo estão a subir nos mercados internacionais. O barril de Brent cota nos 58,15 dólares enquanto o WTI avança para os 49,23 dólares.

Destaque ainda para os CTT que valorizaram 2,43% para 3,122 euros e para a Corticeira Amorim que subiu 3,02% para 9,22 euros, enquanto a Ibersol ganhou 2,75%.

Fora do índice principal, as ações da papeleira Inapa subiram 3,28% para 0,0818 euros, isto depois de a Caixa Geral de Depósitos ter vendido a sua posição de 33% na empresa ao Estado por quase 16 milhões de euros.

(Notícia atualizada às 16h58 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa em alta pela sexta sessão. Mota-Engil dispara 5%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião