Montepio baixa uma comissão. Pagar a prestação da casa fica mais barato

O banco liderado por Carlos Tavares vai deixar de cobrar a comissão de prestação mensal do crédito da casa mais cara do mercado. Corte é de um euro, para 2,75 euros mensais a partir de fevereiro.

Os portugueses já se habituaram a sucessivos aumentos das comissões bancárias. Por isso, o mais certo é que se surpreendam perante notícias a darem conta do contrário. É o que poderá acontecer com os clientes do Montepio que, pouco mais de dois anos depois de duplicar a comissão de processamento das prestações do crédito à habitação para o valor mais elevado do mercado, dá um passo atrás neste encargo. Vai baixar em 27%, para menos de três euros, o valor mensal desta comissão que passa a ser a terceira mais elevada do setor.

Essa é uma das mexidas previstas nas alterações ao preçário de comissões do banco liderado por Carlos Tavares e cuja implementação entra em vigor a 1 de fevereiro. De acordo com essas alterações que podem ser consultadas no site do Montepio Geral, a partir daquela data o banco passa a cobrar todos os meses 2,86 euros (já com Imposto do Selo) para processar o pagamento das prestações do crédito à habitação.

Este valor corresponde a menos um euro quando comparado aos 3,90 euros mensais que são atualmente cobrados pelo banco. Ou seja, o valor fixado há pouco mais de dois anos e que desde aquela data colocou a instituição liderada por Carlos Tavares no posto da “mais careira” do setor nos encargos mensais cobrados aos clientes pelo processamento da prestação do empréstimo da casa.

Essa redução vai permitir aos clientes com crédito à habitação uma poupança de 27% face aos valores que ainda são cobrados mensalmente pelo Montepio. Em euros, ao final do ano, a poupança é de 12 euros.

Comissão de processamento em dez bancos

Fonte: Preçários dos bancos

Assumindo a inexistência de alterações nas despesas cobradas pelos restantes bancos, ao avançar com essa descida o Montepio deixa essa liderança para passar a aplicar a terceira comissão mais elevada.

Ou seja, atrás do Novo Banco (3,64 euros por mês) e do Santander (3,02 euros por mês). Mas acima dos 2,6 euros mensais cobrados mensalmente tanto pela CGD com pelo BCP e pelo Bankinter, bem como dos 2,08, 1,87 e 1,56 euros mensais atualmente em vigor no Banco CTT, Crédito Agrícola e Eurobic, respetivamente. Já o BPI não prevê o pagamento de qualquer comissão pelo processamento mensal das prestações.

Já no que respeita ao crédito hipotecário com outras finalidades, o sentido dos encargos é diferente: vão agravar-se no Montepio. Nesse caso, a comissão de processamento passa de 31,2 para 34,32 euros anuais. Ou seja, um aumento de 10%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montepio baixa uma comissão. Pagar a prestação da casa fica mais barato

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião