PE dá aval a 700 mil milhões para investimentos na UE

  • Lusa
  • 16 Janeiro 2019

A Assembleia Europeia aprovou esta quarta-feira um programa de 700 mil milhões de euros para aumentar emprego, coesão económica e social e também para a proteção do clima no seio da União Europeia.

O Parlamento Europeu, reunido esta quarta-feira, em Estrasburgo, França, aprovou um programa de cerca de 700 mil milhões de euros para investimentos públicos e privados entre 2021 e 2027, incentivando o emprego, o crescimento e a inovação.

Num comunicado divulgado após a aprovação na sessão plenária – 517 votos a favor, 90 contra e 25 abstenções -, a assembleia europeia dá conta de que o programa em causa, o InvestEU, “dará continuidade ao Plano Juncker após 2020” e visa “mobilizar investimentos para apoiar o emprego, o crescimento e a inovação” na União Europeia (UE).

Previsto está agora que o InvestEU “mobilize mais de 698 mil milhões de euros de investimentos públicos e privados na UE entre 2021 e 2027, acima dos 650 mil milhões indicados na proposta da Comissão Europeia”, acrescenta o Parlamento Europeu.

Em causa estão investimentos em “infraestruturas sustentáveis”, para “investigação, inovação e digitalização”, de apoio a “pequenas e médias empresas” e que promovam o “investimento social e competências”.

O objetivo é, assim, aumentar a taxa de emprego no seio da UE, bem como apostar na coesão económica, territorial e social e na proteção do clima. Esta última vertente tem de representar pelo menos, 40% da dotação financeira global do programa, segundo o Parlamento Europeu.

Após a aprovação em plenário, a proposta ainda terá de ser negociada com o Conselho da UE.

Também em comunicado, a Comissão Europeia congratula-se com a aprovação da proposta, argumentando que este foi um “passo importante para a criação do programa, que agregará vários instrumentos financeiros para investimentos na UE”.

Bruxelas apela, ainda, a que os Estados-membros deem “rapidamente” o seu aval para que o processo arranque.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PE dá aval a 700 mil milhões para investimentos na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião