Imobiliário em alta. Foram vendidas 500 casas por dia em Portugal

  • ECO
  • 21 Janeiro 2019

Segundo a APEMIP terão sido vendidas 180 mil casas em Portugal no ano passado, um acréscimo de 25 mil imóveis face a 2017. Tendência será para manter em 2019.

Há pelo menos 10 anos que não eram vendidas tantas casas em Portugal. Entre janeiro e dezembro terão sido vendidas em território nacional cerca de 180 mil casas, mais 25 mil do que no ano anterior, cerca de 500 casas por dia, segundo as estimativas da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), adianta o Diário de Notícias na edição de esta segunda-feira.

A Associação diz ainda que estes números representam um aumento de 125% desde 2014.

Os números oficiais do Instituto Nacional de Estatística só deverão ser conhecidos em março, mas no último trimestre do ano, o único que falta contar, o ritmo de vendas deverá ter sido semelhante ao do resto do ano.

Os estrangeiros, sobretudo brasileiros e franceses, continuam a ser os maiores compradores, uma tendência que se mantém, desde 2012, ano da criação dos vistos gold. Segundo a APEMIP, terão representado 20% das vendas das casas no ano passado, ou seja, 35 mil casas.

Apesar de estes números se revelarem altos, as imobiliárias preveem que a tendência se mantenha para 2019.

Luís Lima, presidente da APEMIP, diz que “o mercado imobiliário continua a ter todas as condições para continuar a crescer, e é o que acreditamos que aconteça, ainda que se possa assistir a uma ligeira desaceleração do crescimento, que também é natural”.

Lima lembra contudo que é ano de eleições e isso pode deixar “o mercado apreensivo, o que poderá ter algumas repercussões. De qualquer modo, se tudo se mantiver como está e se não forem tomadas nenhumas medidas que possam influenciar negativamente o bom momento deste setor, acredito que a rota de crescimento se mantenha”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Imobiliário em alta. Foram vendidas 500 casas por dia em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião