BCP pressiona bolsa. Lisboa segue quedas da Europa
Está a ser mais um dia negativo nos mercados acionistas europeus. E Lisboa não escapa à tendência, com o BCP a pesar no comportamento do PSI-20.
O vermelho volta a pintar os ecrãs de negociação por toda a Europa. As principais praças do Velho Continente estão em queda, sendo que Lisboa segue esta tendência negativa. Regista uma queda ligeira, com o PSI-20 a ser penalizado pelo comportamento negativo dos títulos do BCP.
O índice de referência da bolsa nacional recua 0,15% para os 5.061,38 pontos, com apenas cinco das 18 cotadas a apresentarem ganhos. Na Europa, o Stoxx 600, índice que agrega as 600 maiores empresas da região, recua 0,3%, sendo que as quedas variam entre os 0,3% da bolsa espanhola e os 0,44% do índice italiano, o FTSE MIB.
O BCP, que está a tentar realizar uma emissão de dívida de alto risco, apresenta uma queda de 0,42% para cotar nos 23,90 cêntimos, sendo um dos títulos que mais pressiona a bolsa.
Além do banco liderado por Miguel Maya, o índice está também a ser condicionado pela Galp Energia que viu mais um banco de investimento cortar a sua avaliação. Desta vez foi o Credit Suisse a baixar o preço-alvo de 19,40 para 19,10 euros. A petrolífera recua 1,03% para os 14,00 euros.
A EDP cai ligeiros 0,16%, sendo que a maioria das papeleiras apresenta igualmente desempenhos negativos. Exceções em ambos os setores são a EDP Renováveis, que ganha 0,13%, e a Altri, que avança 0,29%. A Jerónimo Martins destaca-se nos ganhos, somando 0,52% para cotar nos 12,515 euros, impedindo uma descida mais expressiva da bolsa nacional.
(Notícia atualizada às 8h15 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCP pressiona bolsa. Lisboa segue quedas da Europa
{{ noCommentsLabel }}