Viana de Castelo eleito o melhor distrito do país para viver

A zona norte do país destaca-se por ter os melhores distritos para viver, contrariamente à zona do Alentejo. Viana destacou-se pela qualidade do ar, pelos acessos e pelo silêncio.

É na zona norte que estão os melhores distritos para se viver. Viana do Castelo foi considerado o melhor para viver, destacando-se na qualidade do ar, nos acessos e no silêncio. No lado oposto está o distrito de Beja, inserido na região que piores classificações recebeu, o Alentejo.

Os dados são de um estudo do portal imobiliário Imovirtual que analisou os 18 distritos do país de acordo com 12 critérios — segurança, limpeza, qualidade do ar, silêncio, transportes públicos, lojas e restaurantes, espaços se lazer, estabelecimentos de ensino, espaços de saúde, custo de vida, acessos e estacionamento. Foi aqui que o distrito de Viana do Castelo, também cidade que cresce ao longo do rio Lima, se destacou.

Numa escala até cinco, o distrito da zona norte obteve uma classificação final de 4,02 pontos: 4,19 pontos na qualidade do ar, 4,03 pontos nos acessos e 3,96 pontos no silêncio. “Hei de voltar a Viana…”, lê-se numa das estátuas com trajes típicos, do escultor Jaime Azinheira, instaladas em frente à estação de comboios da cidade. Certamente será uma boa ideia, motivos não faltam.

Atrás de Viana, escolhidos como os melhores destinos do país para viver estão Vila Real (4,01 pontos), Viseu (3,94 pontos), Leiria (3,89 pontos) e raga (3,87 pontos). Contrariamente, os piores são Setúbal (3,73 pontos), Santarém (3,70 pontos), Portalegre (3,69 pontos), Bragança (3,66 pontos) e Beja (3,63 pontos), refere o Imovirtual, em comunicado.

Num cenário mais geral, a região Norte foi a melhor classificada enquanto a do Alentejo de destacou pela negativa. Lisboa, Porto e Setúbal foram os distritos piores classificados a nível de segurança, contrariamente a Viseu, Vila Real e Castelo Branco que obtiveram as classificações mais altas.

Quanto às duas principais cidades do país, Lisboa posicionou-se em 10.º lugar com 3,78 pontos, tendo sido melhor avaliada a nível de acessos, segurança e estabelecimentos de ensino. Em contrapartida, perdeu no silêncio e no estacionamento. Já o Porto situou-se em 6.º lugar com 3,82 pontos, destacando-se pela positiva nos acessos, na segurança e nos estabelecimentos de ensino. Perdeu nos espaços de lazer, no custo de vida e nos transportes públicos.

Ranking dos melhores distritos para viver

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Viana de Castelo eleito o melhor distrito do país para viver

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião