Exclusivo Eleven Sports em vias de fechar acordos com operadoras. Champions ruma à TV da Meo, Nos e Vodafone

A Liga dos Campeões está prestes a chegar às grelhas de televisão da Meo, Nos e Vodafone. As empresas estão em vias de fechar acordos com a Eleven Sports, sabe o ECO.

A Eleven Sports está a ultimar acordos de distribuição com as três maiores operadoras para disponibilizar os canais desportivos da empresa nas grelhas de TV paga da Meo, Nos e Vodafone, apurou o ECO junto de fontes do mercado. As negociações estão na reta final e deverão ser concluídas nos próximos 15 dias.

Oficialmente, ninguém faz comentários. Mas uma fonte envolvida nas negociações afirmou ao ECO que, nas últimas semanas — e, particularmente, nos últimos dias –, os contactos permitiram avanços significativos. “De qualquer forma, o diabo está nos detalhes e, por isso, é necessário esperar pela conclusão das negociações”, afirmou. Uma das razões resulta do chamado “princípio da não discriminação” nas condições que a Eleven Sports negoceia com os três operadores. Negociações que são, agora, diretas entre a gestão da Eleven, em Portugal liderada por Jorge Pavão de Sousa, e os operadores, depois de uma primeira fase em que os contactos foram desenvolvidos pela Nowo, que comprou os direitos de transmissão em Portugal e estava a revendê-los.

Há um fator crítico para um desfecho positivo nesta reta final de negociações: o tempo. Isto porque a Liga dos Campeões vai entrar na reta final: a primeira mão dos oitavos de final disputa-se a 12 de fevereiro e o FC Porto é a única equipa portuguesa em jogo: vai defrontar Roma no Stadio Olimpico, junto à Viale dei Gladiatori, na capital italiana.

Desconhecem-se detalhes sobre o que está a ser negociado com cada uma das operadoras, designadamente o mínimo garantido de receita a pagar pelas operadoras à Eleven Sports. Mas os acordos vão permitir à generalidade dos clientes de TV paga em Portugal terem acesso aos conteúdos desportivos detidos pela Eleven Sports — a Liga dos Campeões e a La Liga, entre outros –, mediante subscrição. Contactada pelo ECO, a empresa britânica, que é a principal concorrente da Sport TV, não quis comentar. E os operadores escusaram-se também a responder a qualquer questão. Atualmente, o bundle dos canais da Eleven Sports custa 9,99 euros na plataforma da Nowo. O mesmo preço é praticado pela empresa no serviço de streaming dos canais através da internet.

A TVI, recorde-se, é o canal que tem os direitos de transmissão da Liga dos Campeões em sinal aberto (‘free to air’). No âmbito do acordo anunciado em meados do ano passado, para a presente época desportiva, a TVI transmitiu um jogo por jornada de clubes portugueses na fase de grupos e a final da prova. Nos jogos a eliminar, a TVI vai transmitir os dois jogos do F.C. Porto, a única equipa portuguesa em prova.

O ECO sabe que Andrea Radrizzani deslocou-se pessoalmente a Portugal e reuniu ao mais alto nível com as três principais operadoras de telecomunicações. A mudança de posição do dono da empresa (que tem sede em Londres) terá agradado aos responsáveis portugueses. Radrizzani é um gestor italiano que fundou a Eleven Sports depois de ter vendido a consultora de direitos desportivos MP & Silva a um fundo de investimento chinês, por mil milhões de dólares.

A Eleven Sports entrou em Portugal em maio, quando se soube que tinha conseguido ficar com os direitos de transmissão dos jogos da Liga dos Campeões, um dos conteúdos desportivos premium mais valiosos no mercado. Desde logo, a empresa aliou-se à operadora Nowo, que tem uma cobertura limitada em Portugal, dando-lhe a exclusividade temporária dos vários canais que lançou a 15 de agosto. Ao mesmo tempo, a Nowo ficou encarregue de negociar acordos com as operadoras para a distribuição dos conteúdos nas restantes grelhas de TV.

Passaram-se meses desde então, sem que as várias partes tenham chegado a um entendimento. A 15 de janeiro, o Jornal de Negócios (acesso pago) deu conta de que a Eleven Sports Portugal tinha tomado as rédeas das negociações desde o final de 2018, colocando em cima da mesa novos valores. Um dia depois, num encontro com jornalistas, o presidente executivo da dona da Meo, Alexandre Fonseca, admitiu que tinha havido uma mudança de postura por parte da Eleven. Mas recusou comentar “negociações em curso”. E, agora, a Eleven Sports está perto de chegar a todas as plataformas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eleven Sports em vias de fechar acordos com operadoras. Champions ruma à TV da Meo, Nos e Vodafone

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião