Eleven Sports inglesa em risco. E em Portugal?

A Eleven Sports em Inglaterra está em risco de fechar. Em Portugal, uma fonte da companhia afirma que não se esperam ondas de choque.

As operações da Eleven Sports em Inglaterra poderão estar em risco de fechar, face ao alegado reduzido número de subscritores do serviço e ao acumular de prejuízos pela empresa. A notícia foi conhecida esta quarta-feira à noite pela imprensa internacional. A companhia assume a “hostilidade” do mercado britânico face a novos players e sublinha que está em discussões com os parceiros para reestruturar os atuais contratos de direitos de transmissão da La Liga e da Serie A. E em Portugal?

Em Portugal, a Eleven Sports, liderada por Jorge Pavão Sousa, só tem acordo fechado com a Nowo, que há meses tenta negociar os direitos dos canais da empresa britânica com a Meo, Nos e Vodafone, sem sucesso. Logo, sem receitas expressivas, precisamente o problema que explica a situação de risco de falência em Inglaterra. Em causa, em Portugal, estão os direitos de transmissão da Liga dos Campeões. Do outro lado da barricada está a Sport TV, líder de mercado e que, apesar de ter perdido a Liga dos Campeões, mantém o mais relevante dos trunfos, a Liga Nos.

Oficialmente, após a publicação desta notícia, a Eleven Sports portuguesa reagiu, indicando que “todas as operações” são “independentes nos diversos mercados”. “Como tal, a Eleven Sports Portugal mantém a sua atividade em pleno [em Portugal] sem quaisquer efeitos diretos das notícias tornadas públicas sobre a operação no Reino Unido”, indica fonte oficial.

“Temos um portefólio de referência entre as diversas subsidiárias do grupo, e com contratos plurianuais, pelo que a aposta no mercado português continua a ser estratégica para o grupo”, conclui a mesma fonte. Ainda assim, o ECO sabe que a notícia das dificuldades no Reino Unido está a gerar desconforto em Portugal.

Em Inglaterra, a Eleven Sports adquiriu direitos de futebol como a La Liga e a Serie A, na esperança de chegar a acordos para que os seus canais fossem incluídos na plataforma da Sky, da Virgin ou da BT. No entanto, as negociações falharam e os jogos de futebol têm sido transmitidos pela internet.

(Notícia atualizada às 16h42 com reação oficial da Eleven Sports Portugal)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eleven Sports inglesa em risco. E em Portugal?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião