Galp dá energia à bolsa portuguesa. Europa acelera

O principal índice bolsista nacional está a valorizar, impulsionado pelos títulos da Galp Energia numa altura em que os preços do petróleo estão a subir nos mercados internacionais.

A bolsa nacional está em alta, recuperando de duas sessões consecutivas no vermelho. A contribuir para o desempenho do principal índice bolsista nacional estão os títulos da Galp Energia que beneficiam da valorização do preço do barril de petróleo nos mercados internacionais. Destaque ainda para os títulos do BCP que recuperam das quedas recentes.

O PSI-20 está a subir 0,25% para 5.106,44 pontos, com três cotadas em queda. Lisboa acompanha, assim, o sentimento positivo que se vive na Europa, no dia em que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai fazer o discurso do Estado da União, no Congresso. O Stoxx 600 está a valorizar 0,34% para 137,71 pontos.

A puxar pela bolsa estão os títulos da Galp Energia que somam 0,47% para 13,925 euros, que sobem pela quarta sessão consecutiva. Este desempenho acontece numa altura em que o barril de Brent está a subir 0,26% para 62,67 dólares e o WTI valoriza 0,27% para 54,71 dólares.

Ainda no setor energético, destaque também para a EDP que sobe 0,44% para 3,2110 euros. As ações da empresa liderada por António Mexia, que anunciou que avançou com um processo contra o Estado por causa dos CMEC, contrariam o desempenho da EDP Renováveis que registam uma desvalorização de 0,32% para 7,825 euros.

Também a contribuir para o desempenho positivo do PSI-20 estão os títulos do BCP que somam 0,17% para 0,2304 euros, recuperando após quatro sessões consecutivas no vermelho. Esta recuperação acontece depois de o Bank Millennium, controlado pelo BCP, ter visto os lucros aumentar 12% para 760,7 milhões de zlotys no ano passado.

No setor do retalho, as ações da Jerónimo Martins sobem 0,12% para 12,47 euros, enquanto a Sonae cresce 0,05% para 0,9105 euros, isto enquanto a Sonae Capital lidera as quedas no PSI-20 ao ceder 0,89%. A impedir uma subida mais expressiva do PSI-20 está, além da EDP Renováveis, a Nos que desvaloriza 0,36% para 5,605 euros.

(Notícia atualizada às 8h32 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp dá energia à bolsa portuguesa. Europa acelera

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião