Polónia pode recuar no fecho dos supermercados ao domingo. Jerónimo Martins acelera 4%

O governo polaco está a avaliar os efeitos da lei que prevê que os supermercados fechem ao domingo. As ações da retalhista portuguesa que detém os supermercados Biedronka aceleram em bolsa.

A lei que prevê o fecho dos supermercados na Polónia pode vir a ser revista. Essa possibilidade animou o desempenho bolsista da Jerónimo Martins nesta sessão, com as respetivas ações a valorizarem mais de 4%, para máximos de mais de quatro meses.

Segundo a Bloomberg, nesta terça-feira, o primeiro-ministro polaco, Mateus Morawiecki, avançou que o governo que lidera está a avaliar os efeitos da lei que proíbe o comércio ao domingo, dando conta que uma decisão será anunciada “num futuro próximo”.

As ações da Jerónimo Martins reagiram em alta a essa possibilidade, já que a retalhista liderada por Pedro Soares dos Santos tem na Polónia o seu principal mercado, através da cadeia Biedronka. Aliás, a cadeia polaca é líder no mercado polaco. O título valorizou 4,46%, para os 13,01 euros, um máximo desde 19 de setembro.

Em causa está a lei que entrou em vigor em março do ano passado e que proibiu a abertura das superfícies comerciais durante dois domingos por mês. Em janeiro, a imposição tornou-se ainda mais restritiva, permitindo apenas a abertura dos estabelecimentos um domingo por mês.

O mercado polaco é muito importante para a Jerónimo Martins. No ano passado, as vendas da Biedronka atingiram os 11,691 mil milhões de euros, um crescimento de 5,6% face a 2017. O mercado polaco tem um peso de 67,4% nas contas do grupo.

Outro fator que poderá ajudar a justificar o avanço das ações da dona do Pingo Doce prende-se com o facto de a principal acionista do grupo espanhol DIA, que é controlada pelo milionário russo Mikhail Fridman, ter anunciado que vai lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a dona do Minipreço. A notícia aumenta o ângulo especulativo dentro do setor.

Jerónimo Martins acelera na bolsa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Polónia pode recuar no fecho dos supermercados ao domingo. Jerónimo Martins acelera 4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião