Bruxelas vê PIB a crescer 1,7% este ano. Aumenta a pressão para o Governo cortar previsões

A Comissão Europeia atualizou as previsões de crescimento para o conjunto das economias da UE. Bruxelas está mais pessimista do que em novembro.

A Comissão Europeia prevê que a economia portuguesa tenha crescido 2,1% em 2018 e aponta para uma subida menor do PIB este ano — ao crescer apenas 1,7% –, estabilizando em 2020 em torno do mesmo registo. As novas projeções, que constam das Previsões de Inverno publicadas esta quinta-feira pelo executivo comunitário, são mais pessimistas que as anteriores e aumentam a pressão para que em abril o Governo reveja em baixa o cenário macroeconómico para 2019.

A 8 de novembro, Bruxelas apontava para um crescimento económico de 2,2% no ano passado, 1,8% em 2019 e 1,7% no próximo ano. Estes eram os números previstos nas Previsões de Outono.

Ou seja, Bruxelas está mais pessimista quanto a 2018 e 2019, anos para os quais cortou as previsões em uma décima.

Até agora, as projeções para Portugal feitas por várias instituições para este ano variavam entre os 1,8% e os 2,2%. Entre os mais pessimistas encontram-se a Comissão Europeia, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco de Portugal. O Governo é o mais otimista, ao apontar para uma subida do PIB igual a 2,2%. No entanto, em abril, esta previsão será revista e o Executivo já admitiu que Portugal está perante uma “nova fase do ciclo económico”. Mas para já manteve o número que fixou em outubro passado.

No meio, encontra-se o Conselho das Finanças Públicas (CFP) que projeta um crescimento económico de 1,9% este ano e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que aponta para um aumento do PIB de 2,1%.

A Comissão cortou a previsão para Portugal por causa das exportações líquidas para as quais prevê um comportamento pior. Além disso, os riscos destas previsões são descendentes, se a “deterioração da procura externa e o aumento das incertezas globais tiverem um efeito negativo nas decisões de investimento”, refere a Comissão Europeia no documento que suporta das Previsões de Inverno. Ou seja, o crescimento pode ainda ser pior do que o esperado agora.

A inflação deverá ter ficado em 1,2% no ano passado, acelerando para 1,3% este ano e 1,6% em 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas vê PIB a crescer 1,7% este ano. Aumenta a pressão para o Governo cortar previsões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião