Portugal cresce acima da média europeia. Está a convergir há nove trimestres

A economia europeia cresceu 1,8% em 2018 e a zona euro 1,9%. Isto significa que Portugal progrediu acima da média europeia. Está a convergir há nove trimestres consecutivos.

A economia europeia cresceu 1,8% em 2018 e a zona euro 1,9%, revela esta quinta-feira o Eurostat. Isto significa que Portugal progrediu acima da média europeia, já que registou um crescimento de 2,1%. Portugal está assim a convergir com o bloco europeu.

“Portugal está a convergir com a Europa há nove trimestres consecutivos, o período mais longo de convergência com a Europa desde o início do século”, sublinhou esta quinta-feira o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, numa reação aos dados hoje publicados pelo INE.

Portugal está a convergir com a Europa há nove trimestres consecutivos, o período mais longo de convergência com a Europa desde o início do século.

Pedro Siza Vieira

Ministro da Economia

Este desempenho europeu representa um forte abrandamento, tendo em conta que o crescimento anual, em 2017, foi de 2,4% tanto na União Europeia como na zona euro. A travagem a fundo do principal motor da economia europeia, a Alemanha, explica este desempenho. Berlim escapou à recessão, com uma estagnação da economia (0%) no quarto trimestre, depois de uma contração de 0,2% no terceiro.

Numa análise trimestral, tanto a União como a zona euro cresceram 1,4% no quarto trimestre do ano passado em termos homólogos, revela o Eurostat. Portugal avançou mais, uma vez que registou uma progressão de 1,7% nos últimos três meses de 2018, mas no conjunto da UE, há 13 países onde o PIB subiu mais do que em Portugal, embora ainda falte apurar os valores de nove Estados-membros. Por outro lado o Eurostat, só fornece informação desagregada relativa aos diferentes países em termos trimestrais, o que não permite ainda fazer a comparação anual.

São os países da Europa de Leste que apresentamos níveis de crescimento homólogo mais elevado em torno dos 4%. Destaque para os 5,5% registados pela Letónia nos últimos três meses do ano passado e para os 4,8% da Hungria, que contrastam com os 0,6% da Alemanha ou os 0,1% de Itália, que está oficialmente em recessão tendo em conta que a economia italiana está em terreno negativo desde o terceiro trimestre.

Os dados do Eurostat revelam ainda que, em termos homólogos, há 11 economias que registaram um abrandamento face ao trimestre anterior e cinco registaram uma aceleração.

Para Mário Centeno, são os “riscos políticos que estão a levar ao abrandamento do crescimento”. O presidente do Eurogrupo pediu, a semana passada, para não se “retratar” a desaceleração económica como “crise”. Ainda assim, este abrandamento pode dar argumentos ao Banco Central Europeu para que leve o seu tempo a abandonar uma política monetária acomodatícia.

(Notícia atualizada com mais informações às 11H23)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal cresce acima da média europeia. Está a convergir há nove trimestres

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião