Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 18 Fevereiro 2019

A petrolífera estatal venezuelana viu as contas congeladas por um banco público russo. Bruxelas está de olho nas eleições em Espanha e receia que o país seja contagiado pelo populismo italiano.

A situação na Venezuela continua a ferro e fogo. Agora é a vez da petrolífera estatal venezuelana ver as suas contas congeladas pelo banco russo Gazprombank. Nos Estados Unidos, a entrevista do ex-diretor do FMI ao programa 60 Minutes está a dar que falar. McCabe acusa Trump de acreditar mais em Putin do que nas forças de inteligência americana sobre o programa nuclear da Coreia do Norte. Na Suécia, um dos maiores bancos do país vai ser liderado pela primeira vez por uma mulher. Em Bruxelas aumentam os receios de que Espanha seja contagiada pela onda de populismo de Itália. No mundo empresarial, a administração do Dia está a elaborar um plano alternativo ao aumento de capital. O plano B passa por vender as filiais fora de Espanha caso o aumento de capital de 600 milhões de euros seja rejeitado pelos acionistas.

Reuters

Banco russo congela contas da petrolífera estatal venezuelana

O banco russo Gazprombank decidiu congelar as contas da PDVSA, petrolífera estatal da Venezuela, e suspender as transações com a empresa para reduzir o risco de sanções ao banco, anunciou fonte do banco russo à Reuters. Apesar de muitos bancos e empresas terem reduzido a sua exposição à petrolífera angolana, a notícia surpreende na medida em que o Kremlin está entre os aliados do presidente da Venezuela, Nicolas Maduro. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

The Guardian

McCabe diz que Trump acreditava mais em Putin do que na inteligência dos Estados Unidos

O ex-diretor do FBI Andrew McCabe afirmou, em entrevista à televisão no programa 60 Minutes, que o presidente Trump preferiu acreditar na avaliação do presidente russo Vladimir Putin sobre o programa nuclear da Coreia do Norte do que nas agências de inteligência americanas. Trump, segundo McCabe terá mesmo afirmado: “Eu não me importo, acredito em Putin”. Segundo McCabe, Trump afirmava que os norte-coreanos não tinham capacidade de atingir os EUA com mísseis porque o presidente Putin assim o afirmara. Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

Bloomberg

Um dos maior banco da Suécia vai ser liderado por uma mulher

O Svenska Handelsbanken AB, um dos maiores bancos suecos, vai ser liderado por Carina Akerstom. Será a primeira liderança no feminino daquela instituição. Carina Akerstrom, de 56 anos de idade, vai substituir Anders Bouvin no cargo, e deverá tomar posse no final de março. Akerstrom faz parte dos quadros do banco desde 1986, sendo atualmente vice-presidente-executiva da instituição. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso livre, conteúdo em inglês).

El País

Bruxelas teme que Espanha seja contagiada pela instabilidade e populismo de Itália

A União Europeia, a exemplo do que acontece com os mercados, descarta uma recessão económica em Espanha devido às eleições. Mas Bruxelas teme que a quarta economia da Zona Euro se deixe contagiar pela instabilidade política que se vive em Itália, desde há dois anos, e que deu origem a um governo populista e eurocético. “A médio prazo, o mais preocupante é o perigo de contágio do discurso contra Bruxelas que já vemos em tantos países”, afirma fonte comunitária. “A possibilidade de outra Itália não pode ser descartada”, sublinha. Leia a notícia completa no El País (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Expansión

Dia planeia vender filiais caso acionistas chumbem aumento de capital

O conselho de administração da retalhista Dia está a elaborar um plano B para o caso dos acionistas chumbarem o aumento de capital de 600 milhões de euros necessário para evitar a falência. O plano alternativo prevê a venda das filiais fora de Espanha e estará a ser detalhado pelos doze bancos credores. Leia a notícia completa no Expansión (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião