Fed paciente com os juros. Vê riscos para a economia

  • ECO
  • 20 Fevereiro 2019

A Fed não mexeu nos juros na primeira reunião do ano. E, tendo em conta os riscos para a economia, vai ser paciente relativamente a novas subidas da taxa diretora dos EUA.

A Fed não mexeu nos juros na primeira reunião do ano. Depois de várias subidas, com Donald Trump a criticar a decisão do banco central liderado por Jerome Powell, a autoridade monetária fez uma pausa de forma a avaliar os riscos que a economia norte-americana enfrenta. Promete, de acordo com as minutas dessa reunião, ser paciente relativamente a novas subidas da taxa diretora.

“Muitos dos membros [da Fed] sugerem que não é ainda claro que ajustes à taxa de juro podem ser apropriados no final deste ano”, referem as minutas da reunião em que a taxa de referência ficou inalterada entre 2,25% e 2,5%, citadas pela Reuters. Na Zona Euro, a taxa do BCE está em 0%.

Não identificam, por agora, qualquer risco em manter a taxa neste nível, procurando avaliar o impacto do abrandamento da maior economia do mundo. Ou seja, num contexto de guerra comercial com a China, que está a travar o crescimento dos EUA, a Fed admite continuar a ser paciente.

“Vários dos membros argumentaram que um aumento da taxa diretora poderá ser necessário apenas se a inflação vier a superar as expectativas”, acrescentam as minutas.

(Notícia atualizada às 20h15 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed paciente com os juros. Vê riscos para a economia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião