Preços aceleraram em fevereiro. Inflação terá sido de 0,9%

  • Lusa
  • 28 Fevereiro 2019

A estimativa do INE aponta para que, em fevereiro, a taxa de inflação homóloga tenha acelerado face ao primeiro mês do ano, passando de 0,5% para 0,9%.

A taxa homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) aumentou 0,9% em fevereiro, acelerando face a janeiro, período em que subiu 0,5%, revelou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

“A variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) situou-se em 1,0% (0,8% no mês anterior)”, de acordo com a estimativa rápida do INE.

Já no que diz respeito “à taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos, terá aumentado de -2,3% em janeiro para -0,8% em fevereiro”.

Em termos mensais, no entanto, o IPC terá caído 0,2%, com o INE a salientar que “em janeiro, o valor apurado foi -1,2% e em fevereiro de 2018 tinha sido -0,7%”. Ou seja, o instituto estima “uma variação média nos últimos doze meses de 1,0%, valor superior em 0,1 pontos percentuais ao registado no mês precedente”.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) “terá registado uma variação homóloga de 0,9% (o valor observado em janeiro foi 0,6%)”, revelou a entidade.

Os dados definitivos do IPC de fevereiro serão publicados no próximo dia 12 de março, anunciou o INE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços aceleraram em fevereiro. Inflação terá sido de 0,9%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião