A receita de Marcelo “para sairmos da cepa torta”: Dos consensos de regime à reforma do Estado

O Presidente da República esteve esta segunda-feira no Jornal das 8 da TVI e afirmou que o crescimento em Portugal pode não ser suficiente num cenário de desaceleração maior na Europa e no Mundo.

Numa altura em que completa três anos de mandato, o Presidente da República esteve esta noite no Jornal das 8 na TVI e falou sobre a situação económica do país.

Questionado sobre se Portugal está preparado para uma inversão do ciclo económico, o Presidente da República respondeu que “sim”, pelo menos “financeiramente”. “Temos uma almofada em termos orçamentais que, havendo bom senso, permite encarar aquilo que tem sido o sinal de evolução em termos europeus e mundiais”.

O contexto lá fora, na visão do Presidente, depende muito daquilo que vier a suceder com o Brexit, com o desenlace da guerra comercial China/EUA e com a capacidade da Europa tomar decisões ainda antes das eleições de maio.

“Mas não chega”, avisa Marcelo: “Eu acho que temos de trabalhar mais em termos de mais e melhor investimento, mais exportações e mais crescimento. O nosso crescimento tem-se aguentado, acima da média europeia, mas pode não ser suficiente no caso de uma desaceleração económica maior na Europa e no Mundo”, alertou Marcelo Rebelo de Sousa, na entrevista ao Jornal das 8.

Questionado por Miguel Sousa Tavares sobre “o que nos falta para, como diz o povo, sairmos da cepa torta, sermos iguais aos países mais desenvolvidos”, o Presidente deu uma receita com três ingredientes:

  1. Primeiro, “consensos de regime”. O Presidente afirma que “não é compreensível que em áreas como a Justiça, Segurança Social e Saúde haja tentação de mudanças de governo para governo. E não há capacidade de antecipação e estabilização”.
  2. Marcelo Rebelo de Sousa pede ainda “a atenção dos protagonista políticos à reforma do Estado”.
  3. Por fim, Belém sugere “um fortalecimento da sociedade civil”. Diz que “o Estado não pode ser o motor da economia e da sociedade”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A receita de Marcelo “para sairmos da cepa torta”: Dos consensos de regime à reforma do Estado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião