Centeno quer avanços já na proposta de orçamento da Zona Euro

  • Vasco Gandra, em Bruxelas
  • 11 Março 2019

À entrada para uma reunião do Eurogrupo, Mário Centeno disse que terá lugar hoje a “primeira discussão em grande detalhe sobre o instrumento orçamental para a zona do euro", centrada na despesa.

O presidente do Eurogrupo defendeu esta segunda-feira que “é necessário tomar decisões” sobre o futuro orçamento da zona euro para ter “uma proposta fechada em junho”.

À entrada para a reunião do Eurogrupo, em Bruxelas, Mário Centeno disse aos jornalistas que os ministros vão discutir esta tarde – na “primeira reunião em grande detalhe” sobre o assunto — a vertente da despesa do futuro orçamento para a convergência e a competitividade da zona euro, no contexto do orçamento plurianual da UE.

O presidente do Eurogrupo sublinhou que o debate se centra agora “no lado da despesa”, ou seja, nos “instrumentos a utilizar para promover a convergência e competitividade nos países da zona euro, através de empréstimos ou de subsídios a fundo perdido”. “É necessário tomar decisões e começar a construí-las a partir de hoje nesta dimensão para termos uma proposta fechada em junho”.

É necessário tomar decisões e começar a construí-las a partir de hoje nesta dimensão para termos uma proposta fechada em junho.

Mário Centeno

Presidente do Eurogrupo

Os ministros das Finanças vão continuar esta tarde a desbastar caminho com vista a tentar um acordo sobre o instrumento orçamental, na cimeira de junho. Na reunião de hoje do Eurogrupo – em formato inclusivo com todos os países –, o debate vai focar-se nos aspetos relacionados com a despesa para apoiar reformas e investimento, vertente que “está bem encaminhada”, garante uma fonte em Bruxelas.

Para mais tarde, ficará a discussão sobre a governação (provavelmente em abril) e depois sobre o financiamento do orçamento. “Estamos preocupados em ter os instrumentos mais efetivos e desenhados da forma mais eficaz. Depois, o envelope orçamental que existir será afetado a estes instrumentos. É uma questão que não está em cima da mesa. Estará no final do semestre”.

Também na reunião de hoje, a Comissão Europeia vai informar o Eurogrupo sobre as principais conclusões da segunda missão de supervisão reforçada à Grécia. O presidente do Eurogrupo considerou que “os sinais são muito positivos” na agenda de reformas que a Grécia está a implementar sendo necessário completá-la para se passar depois à implementação das medidas previstas de alívio da dívida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno quer avanços já na proposta de orçamento da Zona Euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião