Hoje nas notícias: juros negativos, escolas e Huawei

  • ECO
  • 14 Março 2019

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A dúvida está esclarecida, os juros negativos no crédito à habitação não são tributáveis em IRS. O desempenho das escolas com autonomia foi avaliado, o que revelou que menos de 40% dos objetivos definidos são alcançados. O Centro Nacional de Cibersegurança fez também uma avaliação, ao nível de ameaça que a Huawei representa para Portugal, e considerou que não é superior a outras empresas ou tecnologias. Esta semana abriu portas uma feira dedicada ao turismo, que tem cerca de dez mil trabalhos para oferecer. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Juros negativos no crédito da casa escapam à tributação em IRS

Os juros negativos no crédito à habitação não são tributáveis em sede de IRS. Esta era uma das principais dúvidas decorrentes da aplicação na lei que obriga os bancos a repercutirem, de forma integral, os valores negativos da Euribor nas prestações. O esclarecimento foi prestado pelo Fisco à Associação Portuguesa de Bancos (APB). Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Escolas com autonomia cumprem menos de 40% dos objetivos definidos

As escolas com autonomia cumprem menos de 40% dos objetivos definidos, segundo uma auditoria do Tribunal de Contas (TdC) divulgada esta quinta-feira, que recomenda ao Governo a reformulação dos contratos de autonomia. A redução do abandono escolar e o aumento do sucesso académico são dois dos principais objetivos do projeto de autonomia das escolas iniciado em 2007 e que agora foi alvo de uma auditoria pelo TdC, que analisou 30 casos. No ano passado, cerca de um quarto das escolas ou agrupamentos (212) tinha celebrado contratos com o Ministério da Educação para ter mais autonomia pedagógica, curricular, administrativa e cultural e assim conseguir melhorar os resultados dos seus alunos. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Centro de Cibersegurança não vê Huawei como ameaça maior

A Huawei não se apresenta como uma ameaça maior do que as outras na implementação das redes 5G no país, apesar das dúvidas que a rodeiam serem legítimas, garante a autoridade nacional de segurança digital. A Altice fez uma parceira com a tecnológica chinesa para desenvolver o 5G, um acordo que já sofreu pressão por parte do presidente da Comissão Federal de Comunicações dos EUA. O Centro Nacional de Cibersegurança defende que a nova geração da Internet deve estar sujeita a normas semelhantes àquelas estabelecidas no Regulamento Geral de Proteção de Dados. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Turismo oferece dez mil empregos

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se realiza durante esta semana na FIL, até domingo, tem para oferta cerca de dez mil empregos no setor turístico. São setenta as empresas que se encontram na feira a contratar, para vários postos de trabalho que contemplam um leque salarial diversificado, com algumas ofertas superiores aos mil euros mensais. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Se proprietários não gerem terrenos, “têm de os vender”

O presidente da Agência para a Gestão Integrada dos Fogos Rurais (Agif), Tiago Oliveira, defende que é essencial a gestão dos terrenos por parte dos proprietários, e sugere o associativismo como solução para aqueles que não têm meios para assegurar o tratamento da propriedade. Tiago Oliveira vai mais longe e afirma que, se o proprietário não faz a gestão do seu terreno, “tem de o vender”. “O Estado não pode ficar no final a pagar os prejuízos que a não-gestão do património gera”, remata o presidente da Agif, em entrevista conjunta à Renascença e ao Público. Leia a notícia completa na Renascença (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: juros negativos, escolas e Huawei

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião