Deutsche Bank e Commerzbank mais próximos de fusão para criar um “campeão nacional”

Os dois maiores bancos alemães anunciaram o início oficial das negociações para avançar com uma fusão, que pode levar à criação do quarto maior banco europeu.

Os dois maiores bancos alemães, o Deutsche Bank e o Commerzbank, anunciaram o início de conversações formais para uma possível fusão, avança a Bloomberg (acesso condicionado/conteúdo em inglês). Isto depois de o Governo alemão ter sinalizado que vai aceitar um plano de redução de trabalhadores.

Os conselhos de administração de ambas as instituições terão reunido este domingo para aprovar o início das discussões. A possibilidade de uma fusão surgiu no ano passado, após a queda das ações do Deutsche Bank, e tem recebido o apoio do Governo. O ministro alemão das Finanças, Olaf Scholz, defendeu a iniciativa como uma forma de constituir um “campeão nacional” que serviria de “espinha dorsal” das exportações da Alemanha.

Não é garantido que as conversações culminem num acordo, mas, se acontecer, esta fusão levaria à criação do quarto maior banco europeu, em termos de ativos. Em 2016, os bancos já tinham discutido a possibilidade de se juntar, mas as negociações acabaram por falhar. Cada um seguiu com o seu plano de reestruturação, mas o caminho para atingir as metas definidas não se está a mostrar fácil para as instituições financeiras, que procuram assim outra forma de estabilizar os resultados.

Em janeiro, a Bloomberg adiantava que a decisão sobre uma fusão dependeria dos resultados do primeiro trimestre de 2019 do Deutsche Bank. O banco alemão obteve um lucro líquido atribuído de 267 milhões de euros em 2018, após três anos de prejuízos, mas perdeu dinheiro nos últimos meses do ano e enfrenta uma série de problemas legais.

(Notícia atualizada às 14h50)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Deutsche Bank e Commerzbank mais próximos de fusão para criar um “campeão nacional”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião