Empresas comprometem-se a reduzir plásticos. Coca-Cola produz três milhões de toneladas por ano
O projeto liderado pela Fundação Ellen MacArthur conta com a assinatura de várias empresas, algumas das quais revelaram quanto plástico produzem. O setor alimentar tem os maiores volumes.
São já várias as empresas que decidiram assumir o compromisso de reduzir a utilização de plástico de utilização única. A Fundação Ellen MacArthur encabeça uma iniciativa global para definir objetivos nesta área, e desafiou as marcas que decidiram subscrever a revelar quanto plástico produzem por ano. A Coca-Cola foi uma delas, e o valor ascende a três milhões de toneladas anuais.
Os dados apresentados pela empresa norte-americana são referentes a 2017, e, se fizermos as contas considerando garrafas de 500 mililitros, são equivalentes a cerca de 108 mil milhões de garrafas por ano, escreve o The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês). A Coca-Cola comprometeu-se a que metade de todas as embalagens fosse de material reciclado até 2030.
A Nestlé também foi um dos grupos que aderiu ao projeto que adiantou quanto plástico utilizava. Foram 1,7 milhões de toneladas de embalagens de plástico, distribuídas pelas várias marcas incluídas na Nestlé, desde chocolates como o Kit Kat, a produtos de café como a Nescafé ou a Dolce Gusto.
De acordo com um estudo de um movimento ambientalista, que usou mais de dez mil voluntários para examinar lixo de 42 países, a Coca-Cola, a Pepsi e a Nestlé são das que mais contribuem para a contaminação dos oceanos com plástico. A maioria dos pedaços de plástico recolhido, mais de 187 mil, eram embalagens de produtos destas empresas.
O setor alimentar destaca-se entre as empresas que revelam o plástico que usam, sendo uma área que continua a recorrer a este material para embalar a comida. A Danone, conhecida pelos diferentes tipos de iogurtes, apontou para que o plástico utilizado nas embalagens chegue aproximadamente às 750.000 toneladas.
Para a gigante Unilever, que tem uma grande variedade de marcas, por exemplo de produtos domésticos, como o Skip ou o Cif, de alimentação, como a Calvé, ou até de higiene pessoal, como o Axe, o valor indicado é de 610.000 toneladas. Várias marcas do grupo já anunciaram medidas para substituir o plástico.
No setor têxtil, a Inditex deu a conhecer valores referentes a 2017, que chegavam às 690 toneladas. O grupo espanhol que detém marcas como a Zara e a Pull and Bear, definiu como objetivo eliminar o plástico de uso único utilizado para proteger as caixas de cartão onde são enviadas as encomendas online, bem como substituir os sacos de plástico dados aos clientes nas lojas.
O projeto liderado pela Fundação Ellen MacArthur, em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, contou também com a assinatura do Continente. Este foi a primeira retalhista português a aderir à iniciativa, segundo adiantam em comunicado. O Ministério do Ambiente e Transição Energética de Portugal também é um dos assinantes, bem como os governos de França, Reino Unido e Chile.
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