Venda de café em Portugal cresce 4,9% em 2018 para 535 milhões de euros

  • Lusa
  • 1 Abril 2019

As vendas de café atingiram 535 milhões de euros em 2018, em Portugal, suportadas pelo crescimento do consumo dos lares e pelo desempenho da economia.

As vendas de café em Portugal atingiram 535 milhões de euros em 2018, mais 4,9% face ao ano anterior, comportamento suportado pelo crescimento do consumo dos lares e pelo desempenho da economia, refere esta segunda-feira a Informa D&B.

De acordo com um estudo sobre o setor do café, o valor deste mercado em Portugal tem mantido nos últimos exercícios “uma tendência de moderado crescimento” apresentando taxas de variação anual de cerca de 5%, apoiado no crescimento do consumo dos lares e da economia portuguesa em geral.

Paralelamente, o valor da produção de café registou um aumento de 5,4% em 2018, situando-se em 484 milhões de euros.

Já as exportações de café torrado e solúvel atingiram 70 milhões de euros, apresentando um crescimento de 6,1% em relação a 2017, refere o estudo.

A Espanha surge como o principal destino das exportações de café, com 35,5% do total, à frente da França e Grécia.

O documento refere ainda que, no que diz respeito às importações, no ano passado aumentaram 3,4%, cifrando-se em 121 milhões de euros.

Em 2017, no setor de café em Portugal operavam 67 empresas.

Por áreas geográficas, a zona Norte contava com 23 empresas, seguindo-se a zona de Lisboa, com 20 empresas.

A grande maioria das empresas que operam no setor do café em Portugal são de pequena e média dimensão e, em geral, têm uma gestão de tipo familiar e atuam a nível regional.

Há ainda a destacar um reduzido número de grandes operadores, alguns dos quais estão integrados em grupos com uma oferta diversificada de produtos de alimentação, salienta o estudo.

Em Portugal existe apenas uma empresa com mais de 500 trabalhadores e outras cinco que empregam 100 ou mais efetivos, sendo de realçar que 82% das empresas empregam menos de 20 trabalhadores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Venda de café em Portugal cresce 4,9% em 2018 para 535 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião