Mais de mil clientes bancários reclamam à Deco sobre comissões MB Way

  • Lusa
  • 2 Maio 2019

No dia em que o BPI começou a cobrar comissões pelas transferências MB Way, a Deco avançou ter já "mais de 1.000 reclamações” de clientes bancários que se sentem lesados.

Mais de mil pessoas juntaram-se à Deco para reclamar o fim da cobrança de comissões pelas transferências do serviço MB Way, que a partir de esta quinta-feira aumentaram para 1,20 euros para os clientes do BPI.

“Já temos mais de 1.000 reclamações” de clientes bancários que se sentem lesados com a cobrança de comissões”, disse à Lusa fonte da associação de defesa dos consumidores Deco, no dia em que o banco BPI começou a cobrar comissões pelas transferências MB Way.

Há dois dias, a 30 de abril, numa nota à imprensa, a associação anunciou estar a preparar uma reclamação, em nome dos consumidores, para entregar ao Banco de Portugal a exigir uma “limitação dos custos associados a todas as formas de pagamento e transferências” pelos consumidores.

“Cabe ao Banco de Portugal limitar os encargos aplicados às transferências feitas através do MB Way, já que é esta instituição que valida os preçários dos bancos”, afirma associação.

A Deco defende que aplicar comissões ao M BWay, que replica a utilização do Multibanco, contraria os seus princípios básicos, razão pela qual defende que a cobrança de comissões não deve ultrapassar os limites dos custos imputados aos comerciantes para pagamentos com cartões (0,2% para os cartões de débito e 0,3% para cartões de crédito).

Com o objetivo de transmitir ao Banco de Portugal o impacto da cobrança de comissões para os utilizadores, a Deco apelou a reclamações dos consumidores, que em menos de dois dias atingiram as mil.

O BPI foi o primeiro banco a cobrar pelas operações na aplicação MB Way, tendo a partir de esta quinta-feira aumentado as comissões de 16 cêntimos para 1,20 euros. No seu site oficial, a Deco disponibiliza um formulário de reclamação dos consumidores junto do regulador.

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