Três em cada quatro salários abaixo de 500 euros são de mulheres

  • ECO
  • 7 Maio 2019

Estudo da Polar Insight revela elevada discrepância salarial entre homens e mulheres em Portugal. Maior parte dos vencimentos acima dos 3.500 euros são de homens.

As mulheres ganham menos que os homens. Entre os trabalhadores portugueses com vencimentos abaixo dos 500 euros mensais, 75% são mulheres, de acordo com um estudo realizado pela consultora britânica Polar Insight. Entre os salários mais elevados, os homens dominam.

De acordo com o Dinheiro Vivo, mais de três quartos (75,5%) das pessoas com rendimentos mensais inferiores a 500 euros são mulheres, enquanto praticamente oito em cada dez pessoas (78,9%) com salários mensal acima dos 3.500 euros são homens.

Além de obterem rendimentos inferiores, o estudo aponta também para o facto de os trabalhadores do sexo feminino terem maiores dificuldades em mudar de horário de trabalho do que os homens.

“O trabalhador flexível é maioritariamente do género masculino, com idade acima dos 46 anos, rendimentos elevados, a trabalhar em grandes empresas, com responsabilidades de coordenação de pessoas”, refere o estudo realizado em parceria com o CEPCEP – Centro de Estudos sobre Pessoas e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica.

As mulheres apenas têm mais facilidade em trabalhar fora de casa “se declararem terem outras pessoas a cargo, como bebés, crianças, idosos e doentes”, remata.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Três em cada quatro salários abaixo de 500 euros são de mulheres

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião