Portugal reeleito para o Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo

Portugal vai ficar mais quatro anos no Conselho Executivo da Organização Mundial de Turismo (OMT). A contribuir para esta reeleição está o papel que o país tem vindo a ganhar no setor.

Portugal vai ficar mais quatro anos no Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT). O país foi reeleito para um segundo mandato, ficando à frente da Turquia, Itália e França. Os inúmeros prémios que Portugal tem angariado neste setor, como por exemplo de melhor destino do mundo nos Óscares do Turismo, contribuíram para a nomeação deste segundo mandato.

A reeleição aconteceu esta terça-feira, durante a 64.ª Reunião da Comissão para a Europa da OMT, que decorreu em Zagreb, capital da Croácia. Estiveram presentes 41 votantes, fazendo deste o “ato eleitoral mais participado de sempre”, refere um comunicado do gabinete da Secretária de Estado do Turismo.

Portugal destacou-se ao receber 29 votos, à frente da Turquia (26 votos), da Itália (25) e de França (21). “A reeleição de Portugal para o Conselho Executivo da OMT, que foi objeto de uma longa e intensa campanha diplomática e conseguida num pleito muito disputado, reconhece a afirmação internacional e o reconhecimento da estratégia que Portugal está a desenvolver no turismo“.

Prova disso são os inúmeros prémios que o país tem angariado no setor, como o de Melhor Destino do Mundo pelo segundo ano consecutivo, sendo considerado atualmente um “case study em termos de inovação e sustentabilidade”. Portugal tem sido usado pela OMT como exemplo de país onde “o turismo tem sido um instrumento essencial para o crescimento económico, criação de emprego e captação de investimento”.

Este ano, a OMT escolheu Portugal para iniciar a rede internacional de academias de formação no turismo e para realizar o primeiro Mayors Forum da OMT, onde foram debatidos os desafios da sustentabilidade do turismo nas cidades. Além disso, fomos o primeiro país parceiro no concurso mundial de startups no turismo da OMT, estando três das startups vencedoras a desenvolver os seus projetos em Portugal.

O Conselho Executivo é o órgão máximo da OMT e é responsável por definir as prioridades de intervenção e o plano de atividades da organização. Portugal integra a OMT desde 1976 e foi eleito pela primeira vez para este órgão em 1985 e, posteriormente, em 2005. Esta é a primeira reeleição consecutiva de Portugal e este segundo mandato tem uma duração de quatro anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal reeleito para o Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião