EUA preparam investigação a gigantes tecnológicas por abuso de posição dominante

Amazon, Apple, Facebook e Google poderão vir a ser investigadas nos EUA por abuso do seu enorme poder de mercado. Supervisores já "acertam agulhas".

Os EUA estão a preparar-se para investigar as quatro gigantes tecnológicas mundiais — Amazon, Apple, Facebook e Google — por abuso do seu enorme poder de mercado. A notícia foi avançada pela Reuters, estando em causa aquela que poderá ser uma investigação inédita e abrangente de algumas das maiores empresas do mundo.

Fontes próximas do processo avançaram à agência noticiosa que a Federal Trade Comission (FTC) e o Departamento de Justiça, responsáveis pela aplicação das leis de anti-monopólio nos EUA, dividiram a supervisão das quatro empresas do setor tecnológico. A Amazon e o Facebook ficaram sob a supervisão da FTC e a Apple e o Google na alçada do Departamento de Justiça.

Com a jurisdição estabelecida, o próximo passo será as duas agências federais decidirem se querem ou não abrir investigações formais.

A possibilidade de o Departamento de Justiça dos EUA poder investigar o Google foram relatados pela primeira vez na sexta-feira, sinalizando o primeiro passo concreto da administração Trump para investigar a conduta potencialmente anticoncorrencial de uma grande empresa de tecnologia.

As empresas tecnológicas têm enfrentado fortes críticas a nível mundial, por parte de concorrentes, legisladores e associações de consumidores que as acusam de terem demasiado poder e de estarem a penalizar utilizadores e os negócios dos concorrentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA preparam investigação a gigantes tecnológicas por abuso de posição dominante

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião