PJ detém 15 empresários por fraude fiscal e branqueamento de capitais

  • ECO
  • 25 Junho 2019

A Polícia Judiciária fez cerca de 15 detenções a pessoas envolvidas num esquema carrossel internacional que se aproveita da isenção de IVA nas vendas transfronteiriças.

Foram detidos cerca de 15 empresários numa megaoperação da Polícia Judiciária (PJ), por fraude fiscal e branqueamento de capitais. Os detidos estarão envolvidos num esquema conhecido por carrossel internacional do IVA, onde as empresas operam entre fronteiras para beneficiar a partir da cobrança de IVA.

Neste esquema, as empresas tomam proveito da isenção que existe para as vendas transfronteiriças, onde as compras num Estado-membro não são sujeitas ao pagamento de IVA, avança a TVI 24 (acesso livre). Depois, vendem os produtos noutro Estado-membro, já com imposto, recebendo o valor do IVA dos clientes e desaparecendo sem pagar ao Estado onde estão estabelecidas.

Após esta operação o ciclo repete-se, ao serem criadas novas empresas, que continuam os processos fraudulentos a partir das vendas transfronteiriças. A criação de novas empresas tem como objetivo fugir às autoridades e impedir que consigam agir em tempo útil.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PJ detém 15 empresários por fraude fiscal e branqueamento de capitais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião