Vladimir Putin diz que liberalismo está “obsoleto”

"A ideia liberal tornou-se obsoleta. Está em conflito com os interesses da grande maioria da população", diz Vladimir Putin, em entrevista ao Financial Times.

A ideia liberal está “ultrapassada”. Quem o diz é Vladimir Putin, em entrevista ao Financial Times (acesso pago), por ocasião da cimeira do G20. O Presidente russo defende que o liberalismo se tornou “obsoleto”, à medida que as pessoas começaram a rejeitar a imigração, a abertura das fronteiras e o multiculturalismo. “Os liberais não podem, simplesmente, dar ordens sobre tudo a toda a gente como têm tentado fazer nas últimas décadas”, diz.

Sobre o tema das migrações, Putin criticou Angela Merkel por ter admitido mais um milhão de refugiados na Alemanha, considerando que tal foi um “erro crasso”, e elogiou a posição que Donald Trump em relação à fronteira com o México.

“A ideia liberal pressupõe que não é preciso fazer nada. Os migrantes podem matar, pilhar e violar impunemente, porque os seus direitos como migrantes têm de ser protegidos”, sublinhou o Chefe de Estado, defendendo que “cada crime deve ter um castigo”. “A ideia liberal tornou-se obsoleta. Está em conflito com os interesses da grande maioria da população”, frisou.

Em reação a estas declarações, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, avançou que “discorda fortemente” desta posição, enfatizando que o que está “obsoleto” é “o autoritarismo, o culto da personalidade e o domínio de oligarcas”.

Vladimir Putin tem o controlo da Rússia nas mãos há quase duas décadas. Durante estes quase 20 anos, o Presidente tem sido acusado regularmente de apoiar movimento populistas financeiramente e através das redes sociais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vladimir Putin diz que liberalismo está “obsoleto”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião