Banca espanhola lança marca de cartões em outubro para concorrer com Visa e MasterCard

  • ECO
  • 1 Julho 2019

Novo projeto une as instituições financeiras em Espanha. O objetivo é que o novo cartão nacional entre em fase de testes já em outubro.

Os bancos espanhóis uniram-se para criar uma nova rede de cartões de pagamento. O projeto a nível nacional, que pretende concorrer com gigantes internacionais, será lançado no último trimestre do ano e o plano é começar com testes já em outubro, de acordo com o jornal espanhol Cinco Días (conteúdo em espanhol e acesso livre).

A principal novidade é que os novos cartões não vão precisar de estar dependentes de grandes marcas norte-americanas que operam em Espanha, como a Visa ou a MasterCard. Caso seja bem-sucedido, a expectativa do setor é que signifique uma alteração considerável no negócio do setor financeiro em Espanha, incluindo nos resultados já que poderão deixar de pagar comissões a estas empresas.

“Pela primeira vez, o futuro cartão não dependerá das marcas americanas”, afirmou o responsável por um dos bancos líderes de mercado em Espanha ao Cinco Días. Não é, no entanto, ainda possível quantificar o potencial impacto financeiro para as contas dos bancos até porque serão necessários acordos.

O novo cartão terá de ser compatível com a Visa e a MasterCard para operar fora das fronteiras espanholas dado que os sistemas técnicos destas gigantes norte-americanas são aprovados em todo o mundo. Neste caso, as taxas a pagar poderão vir a ser menores do que as atuais, uma vez que será limitado a operações internacionais, acrescentaram as mesmas fontes do setor ao jornal espanhol.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca espanhola lança marca de cartões em outubro para concorrer com Visa e MasterCard

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião