Quer candidatar-se aos estágios profissionais do IEFP? Prazo termina às 18h00 de hoje

O prazo para empresas se candidatarem aos estágios profissionais do IEFP termina esta segunda-feira. Bolsas de estágio variam entre 522 euros e 806 euros e dirigem-se a jovens e desempregados.

Termina, esta segunda-feira, o prazo para as empresas apresentarem candidaturas aos estágios profissionais do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). No âmbito deste programa, as bolsas a atribuir aos estagiários variam entre 522,91 euros e 806,16 euros, consoante o nível de qualificação dos candidatos. As empresas interessadas podem apresentar as candidaturas podem de ser feitas através do portal online do IEFP, até às 18h00.

Em causa estão estágios de nove meses, não prorrogáveis, que pretendem incentivar a inserção de jovens no mercado de trabalho e a reconversão profissional de desempregados.

Neste sentido, este programa tem como destinatários desempregados inscritos nos serviços de emprego nas seguintes condições:

  • jovens com idades entre 18 e 30 anos, com qualificação de nível 3, 4, 5, 6, 7 ou 8 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ);
  • cidadãos com idades superiores a 30 anos, que se encontrem desempregados há mais de 12 meses e que estejam inscritos nos Centros Qualifica;
  • pessoas com deficiência e incapacidade;
  • pessoas que integrem uma família monoparental;
  • pessoas cujos cônjuges se encontrem igualmente inscritos no IEFP;
  • vítimas de violência doméstica;
  • refugiados;
  • ex-reclusos;
  • toxicodependentes em processo de recuperação;
  • e pessoas que tenham prestado serviço efetivo nas Forças Armadas;

No que diz respeito às bolsas de estágio, os valores variam entre os 522,91 euros e os 89616 euros, consoante o nível de qualificação do candidato. A essa bolsa acresce um subsídio de alimentação e seguro de acidentes de trabalho. O IEFP apoia no pagamento da bolsa (suporta 65% ou mais destes valores, dependendo da tipologia do destinatário e do promotor) e a entidade empregadora cobre a parte restante dos custos.

As candidaturas podem de ser ser feitas pelas empresas (pessoas singulares ou coletivas) interessadas em promover estes estágios através do portal online do IEFP e decorrem em duas fases: a primeira termina esta segunda-feira e a segunda deverá acontecer de 2 de setembro a 20 de dezembro.

Caso seja celebrado um contrato de trabalho sem termo com o estagiário, no prazo máximo de 20 dias úteis a contar da data de conclusão do estágio, é atribuída à empresa um prémio no valor de duas vezes a retribuição base mensal nele prevista, até ao limite de cinco vezes o Indexante dos Apoios Sociais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quer candidatar-se aos estágios profissionais do IEFP? Prazo termina às 18h00 de hoje

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião