Inédito. Deputados aprovam relatório final do inquérito à Caixa por unanimidade

É uma situação inédita em comissões de inquérito à banca: os deputados aprovaram por unanimidade do relatório final do inquérito à CGD. O documento foi aprovado pelos 17 deputados da comissão.

É uma situação inédita em comissões parlamentares de inquérito à banca. O Parlamento aprovou esta quarta-feira o relatório final do inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD) por unanimidade. O documento foi aprovado pelos 17 deputados da comissão, isto depois de uma maratona de oito horas de trabalho para incorporar as propostas de alteração dos vários grupos parlamentares.

Nunca nas anteriores sete comissões de inquérito aos bancos o relatório final teve a aprovação unânime dos deputados. Aconteceu agora no inquérito à recapitalização e aos atos de gestão no banco público, isto depois de a auditoria da EY ter revelado que os maiores créditos ruinosos provocaram perdas de 1.200 milhões de euros.

O relatório final vai ser discutido na sessão do plenário na próxima sexta-feira, não havendo lugar a qualquer votação.

Com isto, fecha-se mais uma comissão de inquérito do Parlamento aos bancos. Já vão oito em 11 anos. No caso da Caixa, tratou-se do terceiro inquérito em apenas três anos. Esta última comissão iniciou-se em fevereiro passado, tendo durado cerca de cinco meses. Foram 36 as audições aos vários responsáveis que direta e indiretamente se relacionaram com o banco público entre 2000 e 2015, desde administradores, supervisores e até responsáveis políticos e grandes devedores faltosos. No total, as audições duraram mais de 120 horas.

O relatório foi elaborado pelo deputado do CDS João Almeida. É criticada a atuação do Banco de Portugal, que exerceu uma supervisão burocrática e acrítica, com receio de confronto jurídico com os supervisionados. Também os administradores do banco público não escapam, sobretudo a que pertenceu ao mandato de Carlos Santos Ferreira. Os governos também foram acusados de “absentismo”.

(Notícia atualizada às 21h45 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inédito. Deputados aprovam relatório final do inquérito à Caixa por unanimidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião