França confirma Mário Centeno como hipótese para o FMI

  • ECO
  • 26 Julho 2019

O ministro das Finanças português é um dos nomes apontados para liderar o FMI, confirmou uma fonte oficial do Governo francês, a quem cabe a liderança do processo de seleção do candidato europeu.

Está oficialmente aberta a corrida à cadeira de Christine Lagarde no Fundo Monetário Internacional (FMI) e, de acordo com a Reuters (conteúdo em inglês), Mário Centeno é um dos nomes em cima da mesa.

A confirmação partiu de uma fonte oficial do Governo francês, citada pela agência de notícias, que diz que o atual ministro das Finanças de Portugal e presidente do Eurogrupo é um dos cinco nomes possíveis.

O governo francês ficou responsável por coordenar os trabalhos no seio dos países da União Europeia (UE) para que seja apresentado um único candidato à sucessão de Lagarde. De acordo com declarações do ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, no final de uma reunião do G7 em França, há acordo sobre o processo de seleção, o qual passa por encontrar “uma candidatura europeia de consenso, que seja sólida, credível e que permita à Europa continuar a liderar o FMI”.

Em cima da mesa estão também os nomes de Kristalina Georgieva, presidente da Bulgária e atual diretora executiva do Banco Mundial, o holandês e ex-presidente do Eurogrupo Jeroen Dijsselbloem, a ministra da Economia espanhola Nadia Calvino e o Governador do Banco Central da Finlândia, Olli Rehn.

Contudo, os Governos da UE continuam divididos: os países do norte da Europa preferem Dijsselbloem ou Rehn, enquanto os do sul preferem Nadia Calvino ou Mário Centeno.

O FMI anunciou esta sexta-feira que o processo de escolha para o próximo líder da instituição vai arrancar a 29 de julho e durará até o dia 6 de setembro, dia em encerrarão as candidaturas. O novo diretor-geral será escolhido até 4 de outubro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

França confirma Mário Centeno como hipótese para o FMI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião