Desconvocada greve dos trabalhadores dos Registos e Notariado

  • Lusa
  • 16 Agosto 2019

O sindicato que representa os trabalhadores dos registos e notariado ouviram o apelo do Governo ao diálogo no caso da greve dos motoristas e decidiram desconvocar a greve como "gesto de boa-fé".

O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado (STRN) desconvocou esta sexta-feira a greve marcada para a próxima semana, num “gesto de boa-fé” para retomar as negociações com o Governo.

Segundo o presidente do STRN, depois do apelo do Governo aos motoristas de matérias perigosas para que desconvocassem a greve e optassem pela via do diálogo e das negociações com a associação patronal, os trabalhadores dos registos e notariado decidiram esta sexta-feira “dar um sinal de boa-fé, um passo em frente, desconvocando a greve marcada entre os dias 19 e 24 deste mês.

“Tendo em conta que o Governo abandonou as negociações de forma unilateral e aprovou um diploma antes do prazo para nos pronunciarmos queremos dar um sinal de boa-fé desconvocando a greve e para que não haja desculpas para que as negociações não se realizem”, disse à Lusa Arménio Maximino.

O sindicalista está convicto de que “o Governo, enquanto patrão e empregador dos funcionários dos registos e notariado, não tem coragem de não cumprir dentro de portas o que pede aos outros para fazer”.

“Seria muito hipócrita da parte do governo”, afirmou Maximino, que considera uma semana um prazo razoável para ter uma resposta por parte do Ministério da Justiça para que as negociações sejam retomadas.

Quanto à adesão à greve, o sindicato aponta para um ligeiro aumento no dia de hoje, com a paralisação a situar-se entre os 90 e os 95%, explicados com o facto de não ter havido serviços mínimos a cumprir.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desconvocada greve dos trabalhadores dos Registos e Notariado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião