Exportações da União Europeia para o resto do mundo caem 4,4% em junho

Mais um sinal de abrandamento para a economia europeia: as exportações de bens dos países da UE para o resto do mundo caíram 4,4%. Trocas entre os Estados-membros caíram 6,4%.

Depois dos números que dão conta da contração da maior economia europeia, esta sexta-feira foi a vez de o Eurostat dar mais uma má notícia para a Europa. As exportações de bens dos países da União Europeia para o resto do mundo caíram 4,4% em junho, num sinal que a conjuntura internacional e as tensões comerciais estão a travar a economia. O comércio entre os Estados-membros também caiu 6,4%, em comparação com o mesmo mês de 2018.

Primeiro foi o Reino Unido, que contraiu 0,2%, a primeira queda da economia em sete anos. Depois a Alemanha, cuja economia voltou a encolher no segundo trimestre deste ano. Agora é a vez de as exportações na União Europeia começarem a abrandar de forma pronunciada, com uma queda de 4,4% em junho.

Em 28 Estados-membros, apenas 10 deram um contributo positivo para as exportações da União Europeia para fora da região. Entre as maiores economias, só o Reino Unido e Itália registaram aumentos das exportações, sendo que no caso de Itália este contributo positivo foi residual (aumento de 0,3%).

Já a Alemanha, a maior potência exportadora da União Europeia, viu as exportações caírem 1,4%. A economia francesa, a terceira maior a da União Europeia e sexta maior economia do mundo, viu as exportações cair 9,8% em junho, perdendo mesmo o posto de segunda maior potência exportadora da União Europeia para o Reino Unido, que aumentou as suas exportações de bens em 4% no mês de junho, face ao mês de maio.

Apesar do abrandamento, a União Europeia continua a ter um excedente comercial com o resto do mundo de 6,1 mil milhões de euros, apesar da queda de quase 13% registada no mês de junho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações da União Europeia para o resto do mundo caem 4,4% em junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião