Galp e EDP dão energia à bolsa. Lisboa acompanha ganhos na Europa

Também as ações do BCP recuperam esta quarta-feira e contribuem para um arranque positivo no PSI-20. Lá por fora, os investidores despertam com apetite pelo risco.

A bolsa de Lisboa acordou com energia, o que lhe permite iniciar o dia em linha com os ganhos nas principais praças europeias, graças ao bom desempenho da Galp, EDP e EDP Renováveis. Também o BCP dá um contributo positivo no arranque da sessão.

Com 11 cotadas em alta, o PSI-20 soma 0,24% para 4.832,69 pontos. O principal índice português está a ser impulsionado sobretudo pelo setor energético, onde a petrolífera soma 0,87% para 12,71 euros. No universo EDP, enquanto a empresa de renováveis se apresenta em alta de 0,52%, a utility liderada por António Mexia avança 0,33% para 3,356 euros.

Destaque ainda para o BCP, que vê os seus títulos avançarem 0,69% para 0,2038 euros, tentando recuperar das perdas significativas nas últimas semanas. O título apresenta uma desvalorização de 12% em agosto, já depois de ter caído 15% em julho.

O melhor desempenho pertence, porém, à Corticeira Amorim, que abriu em alta de 1,78% para 9,17 euros.

Lisboa acompanha o sentimento positivo que se vive um pouco por toda a Europa. O índice de referência do Velho Continente, o Stoxx 600, soma 0,2%. Em Frankfurt, o principal índice DAX-30 ganha 0,3%. Madrid e Paris também seguem em terreno positivos, com ganhos entre 0,4% e 0,5%. Assim como Milão, onde o FTSE-MIB valoriza 0,4% para 20.562,7 pontos, apesar a maior instabilidade política que se vive em Itália, após a demissão do primeiro-ministro Giuseppe Conte, anunciada esta terça-feira.

“A demissão de Giuseppe Conte como primeiro-ministro Italiano abre uma miríade de cenários. Na ótica única e exclusivamente dos mercados financeiros, o cenário que os investidores internacionais parecem mais temer seria um novo governo formado pela Liga e pelos Fratelli D’Italia (uma formação nacionalista) que potencialmente assumiria uma posição mais vigorosa em relação à Comissão Europeia”, referem os analistas do BPI no Diário de Bolsa.

Outro acontecimento que vai marcar os próximos dias nos mercados decorrerá do outro lado do Atlântico, mais concretamente no resort turístico de Jackson Hole, com mais uma edição do importante Fórum de Jackson Hole, que reúne entre quinta-feira e sábado os principais decisores da política monetária de todo o mundo.

Os analistas do BPI dizem que “com a aproximação do Fórum de Jackson Hole, (…) os investidores europeus deverão assumir uma postura mais conservadora”.

(Notícia atualizada às 8h33)

Comentários ({{ total }})

Galp e EDP dão energia à bolsa. Lisboa acompanha ganhos na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião