Grande Lisboa é “capital” da UE nos serviços de apoio ao negócio

  • ECO
  • 12 Setembro 2019

A Área Metropolitana de Lisboa é a região da UE mais especializada em assistência administrativa e outros serviços de apoio ao negócio. Conheça mais curiosidades sobre as regiões portuguesas.

A Área Metropolitana de Lisboa foi considerada pelo Eurostat a região da União Europeia (UE) mais especializada em assistência administrativa e outros serviços de apoio ao negócio. Isto acontece num momento em que Portugal tem sido escolhido por várias multinacionais como localização para a instalação de centros de serviços partilhados.

É apenas uma das muitas conclusões e estatísticas do Regional Yearbook 2019, um extenso documento publicado anualmente, que inclui dados detalhados das diversas regiões europeias e respetiva comparação entre as mesmas. O relatório debruça-se sobre áreas tão diversas como a economia, a saúde, a educação, o mercado laboral e o turismo, por exemplo.

A especificidade do talento na Grande Lisboa não é o único destaque nacional no documento. O nome de Portugal repete-se 74 vezes ao longo das mais de duas centenas de páginas e nem sempre o destaque é feito pelos melhores motivos.

Desde logo, ainda no plano do trabalho, em percentagem, os portugueses estão entre os menos satisfeitos com o respetivo emprego. E também há problemas evidentes ao nível da produtividade laboral, com especial agravamento na metade mais a norte do território nacional continental.

7 curiosidades sobre as regiões de Portugal

O ECO analisou o relatório e compila abaixo, por tópicos, alguns dos destaques da última edição do Eurostat Regional Yearbook relativos à realidade portuguesa. Descubra estas sete curiosidades:

  • Há cada vez mais mortes registadas na UE. O número de óbitos acelerou rapidamente entre 2016 e 2017… mas Finlândia, Irlanda, Portugal e Lituânia conseguiram escapar à tendência. Foram os únicos Estados-membros a registarem uma redução no número total de mortes neste período.
  • As pessoas que vivem nas zonas mais rurais dos vários países da Europa têm as maiores proporções de adultos sem cuidados de saúde dentária. A falha é especialmente observada em Portugal, mas também na Grécia, Roménia e Bulgária.
  • As taxas de fertilidade mais baixas da Europa, inferiores a 1,25 nascimentos por mulher, foram especialmente registadas nos países mais a sul do bloco. Para além da Grécia continental, sul de Itália e nordeste de Espanha, o fenómeno também afeta com grande expressão o norte de Portugal.
  • A maioria das regiões da Grécia, Polónia e Portugal têm menos população em 2018 do que tinham em 2008.
  • O top 3 das regiões da Europa com maior percentagem de agricultores idosos são todas em Portugal. O Algarve surge em primeiro, o Centro em segundo e a Área Metropolitana de Lisboa surge em terceiro.
  • Em 19 regiões da UE, menos de 60% da população adulta usou diariamente a internet em 2018. Uma delas é o norte de Portugal.
  • O Alentejo foi uma das regiões da Europa em que se registaram mais acidentes de viação fatais no ano de 2016.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grande Lisboa é “capital” da UE nos serviços de apoio ao negócio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião