Trump arrasa Powell. Acusa Fed de não ter “coragem, noção e visão”

Apesar de ter voltado a cortar os juros de referência nos EUA, Jerome Powell não escapou às críticas de Donald Trump.

O presidente dos Estados Unidos, que tem pressionado Powell para descer os juros, já reagiu à decisão que saiu da reunião sobre política monetária da Reserva Federal (Fed) norte-americana. Através do Twitter, Donald Trump atacou, novamente, o banco central norte-americano e o seu presidente, Jerome Powell, dizendo que ambos “falharam novamente”.

Ainda que a Fed tenha voltado a cortar os juros de referência no país, sinalizou, também, que a maioria dos decisores do comité não vê novos cortes este ano, o que não agradou ao líder dos Estados Unidos da América (EUA). “Jay Powell e a Reserva Federal falharam novamente. Sem coragem, sem noção, sem visão”, pode ler-se na publicação de Donald Trump. É “um comunicador terrível!”

Questionado sobre este tweet de Trump na conferência de imprensa, Powell disse que seguirá a sua prática de “não responder a comentários” e que a Fed continuará a “conduzir a política monetária sem ter em conta considerações políticas”. “Vamos continuar a fazer o nosso julgamento com base em factos, evidências e análises objetivas… É isso que tenho a dizer sobre isto”, rematou.

Ainda esta semana, na véspera do início da reunião de dois dias da Fed, Donald Trump aproveitou a crise petrolífera para criticar o banco central dos EUA. Mais uma vez, através do Twitter, o presidente norte-americano pediu um corte nos juros de referência e estímulos à economia.

“Os preços da produção na China diminuíram o máximo em três anos devido à grande desvalorização da sua moeda, associada a estímulos monetários. A Reserva Federal não está a ver? Irá a Fed alguma vez entrar no jogo? O dólar está mais forte que nunca! É muito mau para as exportações”, escreveu na altura.

A decisão da Reserva Federal, que já era antecipada pelos mercados, foi divulgada esta tarde. “À luz das implicações dos desenvolvimentos globais para o outlook económico, bem como das pressões inflacionistas moderadas, o comité decidiu baixar o intervalo da federal funds rate” para 1,75% a 2%, anunciou a Fed.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump arrasa Powell. Acusa Fed de não ter “coragem, noção e visão”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião