Universidades asfixiam com atraso nos pagamentos

  • ECO
  • 18 Setembro 2019

Reembolsos relativos a projetos de investigação estão atrasados em algumas faculdades. A Fundação para a Ciência e Tecnologia vai adiantar 80% da despesa devida em outubro.

Milhões de euros relativos a projetos de investigação estão ainda por reembolsar em algumas universidades. A dívida vai crescendo, pondo em risco a estabilidade financeira das instituições, bem como, possivelmente pondo em causa os próprios projetos.

Tendo em vista a resolução da situação, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) assegura, em declarações ao Jornal de Notícias (acesso pago), que serão pagas de imediato 80% das despesas reclamadas, no próximo mês. É a primeira vez que se faz um adiantamento deste volume.

Uma das instituições que se encontra nesta situação é a Universidade do Minho, onde os pagamentos em falta ascendem a 10 milhões de euros, dos quais cerca de cinco milhões via FCT. O restante é através de outras entidades financiadoras, de acordo com o reitor da instituição.

Este cenário “põe em causa os projetos de investigação e os projetos de investigação, desenvolvimento e inovação e a própria estabilidade financeira das instituições“, explica Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, à publicação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Universidades asfixiam com atraso nos pagamentos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião