O futuro passa pela produção e consumo local de energia

  • ECO
  • 27 Setembro 2019

Sabugal quer estar na vanguarda das energias renováveis. A Feira das Tecnologias para a Energia, de 11 e 13 de outubro, mostra as últimas novidades em produção elétrica e eficiência energética.

“O mundo está a mudar e cada vez mais o modelo de organização das redes elétricas se baseia em mini-redes locais assentes nos produtores locais e consumos das energias locais”, defende Vítor Proença, vice-presidente do Município do Sabugal, onde decorre, a 11 e 13 de outubro, a Enertech – Feira das Tecnologias para a Energia.

Perante esta nova tendência, “os territórios vão desenvolvendo especificidades de aproveitamento das energias locais, o que no futuro lhes permitirá evoluir para estas redes locais de energia”, acrescenta o responsável em entrevista ao ECO. O Sabugal considera estar na linha da frente das energias renováveis”, tendo diversos projetos ligados às energias renováveis e à eficiência energética”, sublinha Vítor Proença.

O interior do país “tem excelentes condições para aproveitar a energia solar e eólica”, afirma, em entrevista ao ECO, acrescentando que um dos objetivos é tentar explorar a energia geotérmica e a biomassa.

Promover as renováveis como fonte sustentável de energia é o mote deste evento que tem como objetivo principal o foco na utilização das energias naturais como fonte alternativa e sustentável.

Nesta quarta edição serão abordados temas como as energias do futuro, nomeadamente a potencialidade do hidrogénio enquanto fator de desenvolvimento à mobilidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O futuro passa pela produção e consumo local de energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião